Ana Jordão e a associação cultural sem fins lucrativos Wetumtum foram escolhidos para integrarem a mais recente call do Beta Circus, projecto co-financiado pelo Programa Europa Criativa que integra parceiros de quatro países europeus, tendo a sua base operacional em Santa Maria da Feira, cidade-sede da Bússola, a entidade que lidera o consórcio. Os restantes membros são o Teatro Necessario (IT), Ludifico (RS) e Rigas Cirks (LV).
Recorde.se que o Beta Circus visa dar respostas às novas tendências do circo contemporâneo e colmatar a falta de oportunidades para a formação profissional de artistas.
No total, foram escolhidos quatro artistas individuais e quatro colectivos (veja aqui os eleitos), que farão parte de um programa internacional de capacitação em novas tendências para as artes circenses, com foco no circo/experiência participativo(a). Os organizadores pretendem com o Beta Circus «criar uma oportunidade transnacional europeia com o intuito de explorar o circo participativo como uma tendência futura para envolver a participação do público no processo criativo do circo, permitindo que o mesmo seja co-autor, editor e observador do trabalho artístico».
Os locais dos laboratórios e experiências artísticas são as seguintes:
- Laboratórios artísticos
Riga, Letónia (16-18 de Agosto de 2023)
Ílhavo, Portugal (30 de Novembro-2 de Dezembro de 2023)
- Experiências artísticas
Novi Sad, Sérvia (1-19 de Maio de 2024)
Colorno, Itália (12 de Agosto-1 de Setembro de 2024)
Riga, Letónia (28 de Outubro-17 de Novembro de 2024)
Ílhavo, Portugal (20 de Novembro-8 de Dezembro de 2024)
- Conferência final
25 de Março de 2024 (on-line)