| Deadline: 3 de Agosto de 2023 |
Financiado pelo Programa Europa Criativa e implementado pela Insha Osvita (UA) e zusa (DE), o projecto Culture Helps / Культура допомагає, que pretende promover a integração em novos contextos de pessoas deslocadas ou refugiadas da Ucrânia através da Cultura, procurando fortalecer o diálogo e a compreensão mútua, mas também oferecendo o necessário suporte psicossocial, apresenta uma call aberta para atribuir 10 bolsas a projectos culturais.
Os participantes terão a oportunidade de receber até €40.000 para a implementação de projectos de parceria internacional entre duas ou três organizações culturais. Os organizadores referem que «um esforço adicional deve ser feito para envolver famílias e crianças nas actividades propostas, que podem incluir oficinas, processos de co-criação, projectos educacionais, arte terapia, entre outros».
A call termina no próximo dia 3 de Agosto, mês que será aberta outra convocatória, que também vai apoiar mais 10 projectos. Os candidatos devem estar sediados na Ucrânia ou em outro país do Programa Europa Criativa. Nas candidaturas de três organizações, duas podem estar registadas na Ucrânia e uma num país Europa Criativa ou uma na Ucrânia e duas em diferentes países Europa Criativa. Nas candidaturas de duas organizações, não é permitido duas organizações de um mesmo país Europa Criativa (excepto se as duas forem oriundas da Ucrânia).
Os resultados do processo de selecção serão anunciados até o dia 28 de Agosto de 2023 e as actividades devem ser concluídas até o dia 31 de Março de 2024, com o deadline da apresentação do relatório final a 30 de Abril de 2024.
Toda a informação disponível neste site.
Entretanto, e também apoiado pelo Programa Europa Criativa, o Zmina: Rebuilding foi apresentado no passado dia 9 de Junho durante a 95.ª conferência Trans Europe Halles. Cooperação entre a Fundação Izolyatsia (UA), líder do projecto, Trans Europe Halles (SE) e Malý Berlín (SK), o Zmina: Rebuilding visa apoiar artistas ucranianos, organizações culturais e instituições públicas na Ucrânia ou em colaboração com organizações parceiras nos países do Programa Europa Criativa.
O objectivo é apoiar no mínimo 40 projectos que contribuam para a resiliência em tempos de guerra e a recuperação pós-guerra na Ucrânia, aumentando a visibilidade das obras culturais e criativas ucranianas no seu país e no exterior, obras que devem abordar o tema da reconstrução: identidade, normas sociais, comunidades, relacionamentos, infraestrutura, etc. Os projectos serão implementados entre 2023 e 2025.
De referir que o Zmina: Rebuilding não vai apenas apoiar artistas e organizações culturais ucranianas, já que pretende facilitar futuros investimentos no sector cultural e criativo ucraniano a longo prazo e fortalecer as conexões internacionais para apoiar a ascensão da Ucrânia à UE. As convocatórias para este novo programa serão abertas em breve.