| Data limite de inscrição: 16 de Julho de 2023 |
A sexta edição do Distributed Design Awards decorre neste momento, com a plataforma europeia Distributed Design, que é co-financiada pelo Europa Criativa, a prorrogar o prazo de candidaturas para 16 de Julho. A iniciativa pretende celebrar as respostas criativas e responsáveis ao paradigma do design pós-industrial, reconhecendo designs multidisciplinares, inovadores e sustentáveis com base em três pilares:
→ PRINCÍPIOS DE DESIGN PARTILHADO
Open source e transparência, permite a adaptação e/ou customização
→ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA CIRCULAR
Produção local, materiais responsáveis, criação de ferramentas de convívio, ciclo de vida e pós-morte do produto
→ DESAFIOS SOCIAIS E BEM-ESTAR HUMANO
Tanto o usuário final quanto os potenciais co-produtores estão incluídos na co-criação ou design (modelos de negócios sócio-económicos, sistemas regenerativos, etc.)
No total, o Distributed Design Awards contempla cinco prémios, concretamente os seguintes:
- PROJECT EXCELLENCE AWARD: o melhor projecto das várias categorias
- FUTURE THINKING: design tendo em vista um futuro melhor, considerando os desafios sociais, culturais e o bem-estar humano
- RESPONSIBLE DESIGN: envolve os princípios do design circular, como os materiais responsáveis, por exemplo. Tem como base a capacidade de materiais e/ou conhecimentos locais, incluindo os processos artesanais ou especializados
- ADAPTABLE & OPEN DESIGN: design open source, transparente e/ou permite a adaptação e/ou customização
- PEOPLE’S CHOICE: design reconhecido pela votação popular
O júri deste ano é composto por 17 instituições culturais e de design, uma a mais do que no ano passado. O Instituto Politécnico de Lisboa, como membro da plataforma, representa o nosso país no painel.
Os finalistas do Distributed Design Awards serão conhecidos a 28 de Julho, enquanto os vencedores serão revelados a 1 de Setembro.
Mais informações, aqui.
Já o regulamento do Distributed Design Awards está disponível neste link.