| Deadline: 17 de Setembro de 2023 |
O projecto Butterfly procura três compositores residentes nos países do Programa Europa Criativa com o objectivo de criar uma composição para uma ópera sustentável, ou seja, uma ópera composta por três atos de 30 minutos cada um dedicados a um tema ambiental: água, terra e ar. O deadline termina a 17 de Setembro de 2023.
Os compositores seleccionados trabalharão junto com alunos de Itália, Polónia e Finlândia, além de participarem de duas residências artísticas em Gdansk (Maio de 2024) e Modena (Outubro de 2024). Após dois anos de trabalho, o projecto culminará, em Maio de 2025, com a estreia da ópera, inclusive on-line.
O projecto Butterfly: boosting environmental awareness in opera creation pretende criar uma nova atitude em relação à sustentabilidade em teatros de ópera e tem como meta aumentar a consciência ambiental na criação de óperas, explorando novas práticas ecológicas relacionadas à produção e circulação da ópera.
Apoiado pelo Europa Criativa, o projecto Butterfly é liderado pelo Teatro Comunale Pavarotti-Freni (Modena, Itália) e tem como parceiros Opera Box (Helsínquia, Finlândia) e Baltic Opera (Gdansk, Polónia). Os outros parceiros do negócio são AESS (Agency for Energy and Sustainable Development Association), Heimspiel GmbH e CUMEDIAE Culture & Media Agency Europe.
O resultado da call será conhecida a 31 de Outubro deste ano. Para ter mais informações sobre a convocatória, clicar aqui.