O European Festivals Association revelou alguns dados estatísticos da European Festivals Fund for Emerging Artists (EFFEA) Call #2, convocatória que pretende oferecer aos artistas emergentes oportunidades para desenvolverem as suas carreiras a nível internacional com a ajuda dos festivais, além de ser um convite à cooperação entre festivais além-fronteiras.
Um dos destaques a salientar é a participação de Portugal, um dos países mais activos da convocatória, com 20 propostas, apenas superado pela Itália, que apresentou 34 candidaturas.
A organização revela que, no total, cerca de 420 festivais registaram-se na plataforma festivalfinder.eu desde o início da Call #2, entre eles 229 oriundos de 41 países do Programa Europa Criativa, representando 15 disciplinas artísticas diferentes (música, dança e teatro lideram o Top 3), festivais que «apresentaram propostas de residência para nutrir e apoiar os artistas emergentes».
Recorde-se que, na primeira convocatória, o EFFEA contou com 142 festivais e 43 artistas (individuais, duos, companhias, ensembles ou grupos), com Portugal a contar com 10 candidaturas aprovadas (veja aqui).
Os resultados da convocatória serão revelados no final de Agosto / início de Setembro deste ano.
Por último, o European Festivals Association revelou ainda que a EFFEA Call #3 decorrerá no final de 2023.
LEIA TAMBÉM
Culture Moves Europe: Portugal foi o nono em 40 países com mais candidaturas aprovadas