Foram hoje revelados os resultados da linha de acção para a Mobilidade Individual do Culture Moves Europe. Nesta primeira fase, um total de 1802 artistas e profissionais da cultura foram apoiados por este novo mecanismo de apoio à mobilidade que integra 40 países participantes. Portugal ocupa a nona posição com mais candidaturas aprovadas, contando com 66 artistas e profissionais da cultura seleccionados.
Recorde-se que a linha de acção para Mobilidade Individual do Culture Moves Europe é destinada a artistas individuais e profissionais da cultura que viajam entre 7 e 60 dias ou grupos de indivíduos (até 5 pessoas que viajam entre 7 e 21 dias) e destina-se a apoiar projectos das seguintes áreas:
- Arquitectura
- Artes visuais
- Artes performativas
- Design / Design de moda
- Música
- Património cultural
- Tradução literária
A mobilidade deve ocorrer de e para um dos 40 países participantes no programa Europa Criativa.
«O número total de beneficiários é relativamente proporcional ao tamanho da população dos países. Os beneficiários selecionaram 38 países para implementar os seus projectos. Os destinos de mobilidade mais populares foram Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal e Holanda», refere o comunicado oficial do Culture Moves Europe, que salienta também as áreas artísticas mais procuradas pelos candidatos, cujo Top 3, que representou cerca de 80% das candidaturas, é o seguinte:
- Artes visuais (34,15%)
- Artes perfomativas (24,72%)
- Música (20,97%)
Entretanto, a segunda fase de candidaturas para a acção Mobilidade Individual abrirá ainda este ano, concretamente entre 2 de Outubro até 31 de Maio de 2024, sendo que a avaliação dos projectos se realiza no final de cada mês. Já a terceira terceira fase está agendada entre o Outono e o Inverno de 2024. Mais informação aqui.
Mais sobre o Culture Moves Europe: financiado pelo programa Europa Criativa, é um mecanismo de apoio à mobilidade implementado pelo Goethe-Institut. Com um orçamento de 21 milhões de euros, está aberto a artistas, profissionais da cultura e organizações nos 40 países da Europa Criativa: os 27 estados-membros da UE, incluindo os seus países e territórios ultramarinos e regiões ultraperiféricas, bem como 13 países na vizinhança da União Europeia.