A Comissão Europeia lançou em Cannes o relatório The European Media Industry Outlook, que explora as tendências de procura e oferta nos sectores Audiovisual, videojogos e órgãos noticiosos (news media), fornecendo visões gerais do mercado, tendências tecnológicas e padrões emergentes de produção e consumo dos três sectores e analisando a competitividade da indústria na UE.
Já o Observatório Europeu do Audiovisual disponibilizou o relatório Audiovisual Media Services in Europe, com informações sobre o sector audiovisual europeu a partir de duas perspectivas:
- oferta de canais de televisão, serviços on-demand e plataformas de partilha de vídeos disponíveis e com origem nos mercados europeus
- principais players a operar na Europa com um foco específico nos maiores grupos de TV e serviços on-demand (dada particular atenção ao peso dos players norte-americanos no sector audiovisual europeu, às suas principais marcas e mercados de actuação).
Nota também para a inclusão de três estudos que lançam alguma luz sobre as diferentes estratégias de players no que diz respeito à sua localização e aos mercados onde operam.
Também do Observatório Europeu do Audiovisual está disponível o relatório Writers and Directors of Film and TV/SVOD Fiction 2015-2021 Figures, que revela, por exemplo, que cerca de 50% dos realizadores de ficção para TV/SVoD também realizaram, pelo menos, uma longa-metragem de cinema. Outra curiosidade é verificar que cerca de 22.500 argumentistas e mais de 15.000 realizadores estiveram envolvidos em produções europeias de longas-metragens europeias de cinema e/ou ficção para TV/SVoD entre 2015 e 2021.
As três publicações podem ser consultadas na categoria Recursos, concretamente no menu Publicações Relevantes, onde disponibilizamos acesso a publicações que podem ser do interesse do sector audiovisual e não só.