Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
28-07-2023
Projecto “Tesouros Digitais da Europa: Gestão de Arquivos Centenários no Século XXI” com curso on-line

O projecto Tesouros Digitais da Europa: Gestão de Arquivos Centenários no Século XXI, que contou com a associação de Arquivos Nacionais/Estatais de diversos países, como Portugal (através da DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), Espanha, Hungria, Noruega e Malta, mas também com o Centro Internacional de Investigação Arquivística (ICARUS), da Factoría Cultural (SP) e do Cork Institute of Tecnology (IR), já está disponível, o que permite aceder ao projecto apoiado pelo Programa Europa Criativa entre 2018 e 2022.

Por exemplo, está à disposição aos interessados o curso on-line de Alfabetização Arquivística (em espanhol e inglês), «uma ferramenta sustentável ligada à educação do jovem utilizador sobre o modo de utilização dos Arquivos, uma ferramenta que procura ensinar os alunos a realizar pesquisas num acervo arquivístico e integrar as possibilidades oferecidas pelos arquivos, principalmente em Humanidades, especificamente nas áreas como a História, Artes e Geografia». 

Mas também podemos aceder ao documento International Benchmark of Good Practices on new Business Models and initiatives from and for cultural institutions, cujo objectivo é identificar as boas práticas e novas tendências na gestão de instituições culturais de forma a avaliar o seu potencial e a consequente implementação no sub-sector dos Arquivos, um documento com 81 páginas.

Outro documento em destaque, com 70 páginas, é o Pan-European Diagnosis & State of the Arts report about Archival Holdings Institutions, que procura colmatar a falta de dados homogéneos sobre os modelos de negócio existentes aplicados em cada país europeu, traçando um perfil geral das instituições arquivísticas europeias. 

Para aceder ao Tesouros Digitais da Europa: Gestão de Arquivos Centenários no Século XXI, clicar aqui.

 

Notícias relacionadas