Liderado pela associação portuguesa Quinta das Relvas e apoiado pelo Europa Criativa, o projecto SEEDS - means for a sustainable art practice, que tem a Arte e a Sustentabilidade como pólos das suas acções e que visa a partilha, investigação e exploração de vias que promovam uma prática artística mais sustentável, vai organizar uma conferência a 2 e 3 de Setembro no Grande Auditório da Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa.
O Centro de Informação Europa Criativa vai estar presente no evento, sendo que a intervenção está agendada para o dia 2 de Setembro. A nossa apresentação incidirá sobre a forma como o Europa Criativa tem integrado a questão da sustentabilidade nas diferentes linhas de financiamento, com referência de exemplos de projectos apoiados.
Convidadas de honra no evento:
- LINDA WEINTRAUB
Curadora, educadora, artista e autora de vários livros sobre arte contemporânea, com destaque para o surgimento e proliferação da arte ecológica, dos quais WHAT's NEXT? Eco Materialism & Contemporary Art e To LIFE! Eco Art in Pursuit of a Sustainable Planet, entre muitos outros. Foi directora do Edith C. Blum Art Institute, Professora Henry Luce de Artes Emergentes no Oberlin College e colaboradora do programa Nomad9 MFA na Universidade de Hartford. Weintraub aplicou as preocupações ambientais à sua vida pessoal, gerindo uma propriedade rural sustentável onde praticava permacultura. A sua própria práctica de estúdio afirma estes princípios
- SÓNIA FRANCISCO
Licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, trabalhou como coordenadora do serviço de manutenção do Parque de Serralves (1995-1999). Desde 2010 é responsável pelo Chão das Artes - Jardim Botânico no seu restauro, manutenção, valorização e investigação, desenvolvendo também diversas actividades de ligação entre a Arte e a Ciência. Desde então investiga sobre a utilização de plantas nas artes plásticas e explora diferentes técnicas, nomeadamente o fabrico de papel a partir de plantas, tintas vegetais, tinturaria vegetal, ecoprint, entre outras
- YASMINE OSTENDORF-RODRÍGUEZ
Nascida em Amesterdão e radicada na Cidade do México, é curadora, escritora e investigadora que trabalha na intersecção da arte e da ecologia. É a fundadora da Green Art Lab Alliance (criada em 2012). Ao longo de mais de uma década conduziu pesquisas em todo o mundo concentrando-se em artistas que propõem formas alternativas de viver e trabalhar. Fundou o Departamento de Investigação da Natureza na Jan van Eyck Academie (Países Baixos), o Van Eyck Food Lab e o Future Materials Bank. O seu livro de estreia, Let's Become Fungal! Mycelium Teachings and the Arts, foi publicado em 2023 pela Valiz (NL)
O programa da conferência SEEDS pode ser acedido através deste link.
A participação é gratuita (presencial ou on-line), mas com inscrição obrigatória, que pode ser feita através deste link. De referir que as mesas terão transmissão streaming de acesso gratuito.
O link para a participação no evento será enviado a 1 de Setembro através do e-mail registado na inscrição.