O Centro de Informação Europa Criativa (CIEC) vai participar na edição 2023 do MIL, que decorre em Lisboa entre 27 e 29 de Setembro, concretamente na Convenção MIL, um programa de formação, debate, negócio e encontros sectoriais entre profissionais da cultura composto por cerca de 50 actividades. A participação do CIEC contará com a responsável pelas vertentes Cultura e Transectorial (Média Noticiosos), Sara Machado, nas seguintes datas:
- 28 de Setembro (11h00-11h30) - "Creative Europe For Music: What’s In For Me?"
«A Europa Criativa é o programa da UE para os sectores culturais e criativos, com foco na cooperação internacional. Existem muitas oportunidades para o sector da música europeu no âmbito de outros convites à apresentação de propostas de financiamento do programa, nomeadamente o convite anual European Cooperation Projects, Culture Moves Europe e Music Moves Europe. Durante esta sessão, os participantes terão uma visão geral dessas chamadas e algumas dicas importantes sobre o processo de inscrição»
Para aceder a toda a informação sobre a mesa “Creative Europe For Music: What’s In For Me?”, clicar aqui.
- 29 de Setembro (14h00-15h30) - “Podemos Reconfigurar o Discurso e a Lógica Subjacentes às Políticas Culturais?”
«A invisibilidade do sector cultural sob o rótulo de “indústrias culturais e criativas” e a instrumentalização política da cultura são o foco desta mesa-redonda. O sector precisa de reclamar a sua própria linguagem para reconfigurar o eixo neoliberal que concentra na economia a lógica discursiva sobre a legitimidade das políticas culturais. Quem deve estar envolvido neste processo? Quem o pode liderar e como?»
Para aceder a toda a informação sobre a mesa “Podemos Reconfigurar o Discurso e a Lógica Subjacentes às Políticas Culturais?”, clicar aqui.
Refira-se que o MIL, que teve a sua primeira edição em 2017, «dedica-se à descoberta, promoção, valorização e internacionalização da música popular actual e a uma reflexão sobre políticas e práticas culturais. O projecto assume os formatos de festival de música, convenção, academia, residência artística, circulação e capacitação internacional e revista, antecipando tendências e provocando o debate sobre questões que determinam o futuro dos sectores da música e da cultura».
Na última edição, o evento reuniu cerca de 920 profissionais provenientes de 18 países, enquanto 265 artistas apresentaram 78 showcases em oito salas, que contou ainda com 69 debates, masterclasses, conferências, workshops, apresentações e reuniões.
Neste link pode aceder a programação completa da Convenção MIL.