Desde 2014 que o Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, evento apoiado pelo Europa Criativa MEDIA, organiza o Cinanima Universidades, uma iniciativa que visa levar «uma mostra do melhor do cinema de animação de autor mundial» a locais que muitas vezes não têm acesso aos mesmos. No total, o evento vai levar uma mostra de 32 curtas-metragens em mais de 50 sessões a 17 instituições portuguesas de ensino superior
«Este ano, para além da exibição dos premiados da edição do Cinanima de 2022, as comunidades académicas de todo o país, e o público em geral, poderão assistir também a dois programas de curtas oriundos de duas grandes escolas superiores de arte europeias: a KASK, em Ghent, na Bélgica, e a HKU, em Utrecht, nos Países Baixos», refere a organização, que adianta os locais por onde o Cinanima Universidades vai passar:
- Universidade do Algarve (Faro)
- UTAD (Vila Real)
- Universidade do Porto
- Pólo de Guimarães da UM
- Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (Mirandela)
- Universidade da Madeira (Funchal)
- Universidade Lusófona (Lisboa)
- Universidade dos Açores (Ponta Delgada)
- Universidade da Beira Interior (Covilhã)
- Universidade de Coimbra
- Universidade de Aveiro
- IPCA (Barcelos)
- ESAD (Matosinhos)
- Instituto Politécnico da Guarda
- Pólo de Braga da Universidade do Minho
- Instituto Politécnico de Portalegre
- ESMAD (Vila do Conde)
De referir que o Cinanima Universidades é uma espécie de pontapé de início do festival de Espinho, que, este ano, decorre entre 13 e 19 de Novembro. A edição deste ano conta com 130 filmes. Na competição internacional teremos 98 obras, provenientes de 33 países diferentes. Já a competição nacional soma com 32 filmes a concurso.
Pode conhecer a programação do Cinanima Universidades 2023 através deste link.