O cineasta chinês Wang Bing tem a honra de protagonizar a sessão de abertura do DocLisboa, concretamente com o filme “Man in Black”, que será exibido no dia 19 de Outubro, às 21h00, no Cinema São Jorge. Já a portuguesa Leonor Teles, com a sua primeira longa-metragem de ficção (“Baan”), vai fechar o evento no dia 29 de Outubro, às 21h00, na Culturgest.
A organização revela que “Man In Black” «retrata o corpo e a alma de Wang Xilin, compositor e dissidente chinês. Fazendo uso de excertos das suas sinfonias, o cineasta regista os horrores rememorados pelo compositor octogenário, histórias de desumanização de um país e de um regime em permanente convulsão».
Já “Baan” «ensaia uma viagem pelos lugares e pelas emoções da sua protagonista, a jovem arquitecta L (Carolina Miragaia). Os amores e desamores de L acontecem entre Lisboa e Banguecoque, entre o relacionamento passado que teima em assombrar o presente, e a excitação e o medo do futuro consubstanciados na figura de uma mulher misteriosa por quem L se apaixona: K (Meghna Lall), uma canadiana de ascendência tailandesa. Numa Lisboa a braços com a especulação imobiliária e tensões migratórias, ou nas ruas inundadas de luzes e estímulos da Tailândia, Leonor Teles (Terra Franca, Doclisboa 2018) retrata duas jovens mulheres em busca do seu lugar no mundo, da sua casa – Baan.»
O DocLisboa é apoiado pelo Europa Criativa- O programa do evento está disponível aqui.