| Deadline: 31 de Janeiro de 2024 |
Esta quinta-feira, 26 de Outubro, estão abertas as calls “Plataformas Europeias para a Promoção de Artistas Emergentes” e "Entidades Culturais Pan-europeias".
Em relação a call Plataformas Europeias para a Promoção de Artistas Emergentes, eis o resumo :
- Prazo de submissão: 31 de Janeiro de 2024 (16h00, Portugal continental)
- Duração máxima dos projectos: 4 anos
- Percentagem de co-financiamento: até 80%
- Orçamento total: 47 400 000 euros (o apoio máximo por plataforma é de 2.800.000 euros e deve ser gasto durante um período de quatro anos)
- Acesso directo ao documento da call (guidelines) aqui
- Esta é a última call deste ciclo de programa (2021-2027)
Os principais objectivos desta convocatória são apoiar projectos que aumentem a visibilidade e a circulação de artistas europeus emergentes e das suas obras através das fronteiras, da Europa e fora dela. Além disso, visa também aumentar o acesso e a participação em eventos e actividades culturais, bem como o envolvimento e desenvolvimento de novos públicos.
As prioridades da convocatória são as seguintes:
- Apoiar os artistas e profissionais culturais emergentes e responder às suas necessidades e desafios, apoiando a internacionalização das suas carreiras. Estas acções podem incluir novos modelos de criação, exibição e exposição, estratégias de exportação e distribuição, e mobilidade e intercâmbio.
- Promover um ambiente justo, inclusivo e diversificado para os artistas emergentes, prestando especial atenção ao fosso entre géneros e à luta contra a discriminação. A promoção da igualdade de oportunidades, melhores condições de trabalho e remuneração justa são aspectos que devem fazer parte da estratégia dos projectos apresentados.
- Contribuir para a consciência ambiental e sustentabilidade através do desenvolvimento de capacidades e do desenvolvimento de práticas que contribuam para a implementação do Pacto Verde Europeu.
A quem se dirige?
Plataformas compostas por uma entidade coordenadora e pelo menos 11 entidades parceiras sediadas em pelo menos 12 países participantes do Europa Criativa.
Deixa de existir o requisito da entidade coordenadora ter um historial de pelo menos 2 anos (a partir da data final de apresentação das candidaturas).
Trata-se de uma candidatura mono-beneficiária, ou seja quem concorre é a entidade coordenadora.
***
Em relação a call Entidades Culturais Pan-europeias (orquestras), eis o resumo:
- Prazo de submissão: 31 de Janeiro de 2023 (16h00, Portugal continental)
- Duração máxima dos projectos: 4 anos
- Percentagem de co-financiamento: 40%
- Orçamento total: 7 200 000 euros
- Acesso directo ao documento da call (guidelines) aqui
Esta linha de financiamento apoiará orquestras com artistas de pelo menos 20 países participantes do programa - cujo objectivo é oferecer formação, profissionalização e oportunidades de actuação a jovens artistas de elevado potencial.
Os objectivos são os seguintes:
- Aumentar a visibilidade da diversidade cultural europeia e do património cultural
- Fomentar a emergência da excelência artística e a realização do mais alto padrão possível de actuação orquestral
- Apoiar as actividades de organizações e artistas que actuam como promotores e embaixadores dos valores culturais da UE
- Promover a participação e o acesso à criação artística de alto nível para jovens e novos públicos
- Fomentar a capacidade de resistência do sector e a sua preparação para tirar partido das oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais, tanto para o desenvolvimento profissional dos artistas como para a acessibilidade dos espectáculos
Países elegíveis
São elegíveis para candidatura ao Programa Europa Criativa entidades dos seguintes países :
- Membros da UE
- Países Associados
- Candidatos a membros UE
- Países EFTA (Islândia e Noruega)
- Outros países associados ao Programa Europa Criativa; e/ou países que estão em negociações para um acordo de associação desde que o acordo entre em vigor antes da assinatura da subvenção.
As presentes convocatórias inserem-se na vertente CULTURA do programa Europa Criativa, que aborda questões transversais tais como a inclusão, redução do impacto ambiental e a igualdade de género e contribui para a implementação de iniciativas políticas emergentes da UE, como o Pacto Ecológico Europeu / Novo Bauhaus Europeu, e de políticas europeias para o sector da Cultura, como por exemplo o Work Plan for Culture 2023-2026.
Para concorrer a ambas, é necessário o registo na Plataforma Funding & Tenders (veja como fazer aqui).
De referir que a informação aqui disponibilizada é um resumo e não invalida a necessidade de leitura dos respectivos guidelines das linhas de financiamento por forma a aferir, nomeadamente, os critérios de elegibilidade e de avaliação (informação disponibilizada nos links colocados acima, concretamente nos resumos de cada call).
Para esclarecimento de dúvidas e apoio à elaboração de candidaturas, por favor contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 213 230 896.
A calendarização das sessões informativas e workshops para a as calls 2024 disponível aqui.
LEIA TAMBÉM
Calls Programa Europa Criativa 2024 abertas
Projectos de Cooperação Europeia 2024 [pequena e média escala]: calls abertas