| Deadline: 31 de Março de 2024 |
Apoiado pelo Europa Criativa, o consórcio Perform Europe, constituído pela IETM - International network for contemporary performing arts, The European Festivals Association (EFA), Circostrada, EDN - European Dancehouse Network, Pearle Live Performance Europe e IDEA Consult, vai organizar no próximo dia 1 de Dezembro, às 9h00 de Portugal continental, uma sessão online via Zoom com o intuito de divulgar as oportunidades da próxima call do projecto.
Em concreto, o evento pretende fornecer aos interessados uma visão global da nova edição do Perform Europe e disponibilizar mais informações sobre os critérios de elegibilidade e o processo de candidatura, que devem fomentar, por exemplo, a igualdade de género, a luta contra as mudanças climáticas e a redução do desperdício (como a utilização de materiais e energia sustentáveis e a promoção de práticas de produção responsável). A nova call também pretende dar prioridade a projectos que consigam abordar as questões de diversidade e inclusão, como a representação de grupos sub-representados, a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo.
Recorde-se que o Perform Europe pretende repensar e apoiar a mobilidade transnacional das produções artísticas e a distribuição digital de obras de arte performativas.
As áreas culturais elegíveis para o Perform Europe são:
- Teatro
- Dança
- Performance
- Circo
- Artes ao ar livre (música ao vivo excluída)
- Marionetas
O prazo de submissão para a nova call será 31 de Março de 2024. Com um fundo de 2,1 milhões de euros, espera-se acolher pelo menos 35 projectos, com uma subvenção máxima de 60.000 euros para cada um. Podem candidatar-se todas as organizações e profissionais que trabalham nas artes performativas e que estejam legalmente estabelecidos num dos 40 países Europa Criativa.
Para mais informações sobre o Perform Europe, aceder aqui ao novo site.
Em relação a sessão online do dia 1 de Dezembro, mais informações aqui, enquanto neste link pode fazer a sua inscrição.
LEIA TAMBÉM
Europa Criativa financia Perform Europe 2