A organização do Porto/Post/Doc, que será realizada entre 17 e 25 de Novembro no Porto, revelou a sua programação, numa edição que comemora 10 anos.
“Vai no Batalha”, de Pedro Lino, é o filme que vai abrir o festival, «uma estreia mundial, encomenda de um canal francês sobre a história da sala e dos seus proprietários», refere a organização, que adiantou que o filme de encerramento, no dia 25, será “Time takes a cigarette”, de Aya Koretzy, uma obra «sobre o cosmopolitismo pós-punk da cidade do Porto, onde estão retratados os primeiros concertos e as primeiras discotecas no Shopping Brasília».
No total, o Porto/Post/Doc vai acolher cerca de 130 filmes, com dez filmes na competição internacional, todos em estreia nacional, e 13 na categoria Cinema Falado em Português.
Um dos destaque da edição deste ano é o evento assinalar com uma programação especial os "50 anos do Hip Hop", o que acarretará uma programação especial dedicada ao tema, com filmes, debates e a festa “Block party”, no dia 18 de Novembro, na Garagem Passos Manuel.
O Porto/Post/Doc conta ainda com um programa formativo dedicado às escolas e jovens emergentes, com um ciclo exclusivamente dedicado à indústria e com os Encontros de Co-produção, cujo intuito é promover a circulação de artistas, o desenvolvimento de novos projectos e fomentar oportunidades de co-produção entre Portugal, Espanha e França, actividade organizada em colaboração com o Centro de Informação Europa Criativa MEDIA, ECAM e Portugal Film Commission e com o apoio da Filmaporto - film commission e programa MAISFrança - Institut Français (leia aqui).
Toda a programação do festival pode ser consultada aqui.
Os bilhetes para o Porto/Post/Doc disponíveis aqui.