Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
24-11-2023
Concerto final do projecto MUSICAR no dia 29 de Novembro

Um dos projectos portugueses apoiados pelo MusicAIRE (leia aqui), o MUSICAR - Prática Musical para Pessoas com Cegueira ou Baixa Visão e Pessoas Surdas vai organizar no dia 29 de Novembro um concerto público que terá lugar no palco do Teatro São Luiz, em Lisboa, às 20h00, um evento que vai juntar a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os agrupamentos formados durante as aulas MUSICAR. 

O programa, com o solista Jorge Gonçalves (piano) e os maestros Adrian Rincón e Pedro Neves, é o seguinte: 

  • Ludwig van Beethoven - Concerto para Piano N.º 3
  • Wolfgang Amadeus Mozart - Sinfonia N.º 29
  • Giuseppe Verdi - «Va, pensiero», da ópera Nabucco (arranjo de Lino Guerreiro)
  • Lino Guerreiro Musicar (obra em estreia absoluta)

Refira-se que o MUSICAR «visa contribuir para o pleno acesso às artes a pessoas com cegueira ou baixa visão e pessoas surdas por intermédio da promoção do ensino da teoria musical e da prática musical de conjunto nestas comunidades», refere a entidade. «Em parceria com profissionais e entidades com experiência demonstrada nestas especialidades do ensino da música, a proposta assume um intento exploratório e prospectivo de boas práticas. Entre acções complementares e diversas, compreende primeiro a sensibilização e a formação especializada de professores de música e, seguidamente, aulas teóricas e práticas dirigidas a alunos cegos e surdos.»

Já o MusicAIRE -  An Innovative Recovery for Europe é co-financiado pela Acção Preparatória Music Moves Europe da União Europeia e operacionalizado pela consultora de inovação portuguesa INOVA+ em parceria com o European Music Council. O orçamento inicial global é de 2,2 milhões de euros e o programa apoia até 90% do investimento previsto dos projectos seleccionados, tendo como limites 15.000 euros (micro budget), 30.000 euros (small budget) e 55.000 euros (medium budget), este último o valor atribuído ao projecto da Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes. 

O projecto visa ajudar à recuperação do sector musical, concebendo e testando um esquema de apoio que possa responder aos desafios colocados pela pandemia, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade do ecossistema. O MusicAIRE pretende ajudar no crescimento verde, digital, justo e resiliente do ecossistema musical europeu, contribuindo para que este se torne mais sustentável.

Toda a informação do projecto MUSICAR disponível aqui. Já sobre o concerto final do dia 29 de Novembro, aqui.

Notícias relacionadas