Inserido no Open House Europe, projecto co-financiado pelo Europa Criativa, o Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, vai acolher a 15 e 16 de Dezembro a primeira edição do Open House Europe Summit, um evento que poderá ser acompanhado presencialmente ou através do canal YouTube do Open House Europe. Dedicado ao tema da sustentabilidade, Construir o Futuro em Conjunto é o mote do evento, que vai albergar três escalas segundo a organização, «da macro escala que pretende reflectir como as cidades podem ser mais sustentáveis através das políticas públicas, à escala urbana centrando-se em casos concretos da sua aplicação, passando pela escala do edifício».
Além dos três debates ("Governação, Arquitectura e Sustentabilidade. Como é que a cidade pode ser sustentável através das políticas públicas?", "Sustentabilidade no Planeamento Urbano" e "Alcançar a sustentabilidade em arquitectura"), saliência para o programa paralelo, concretamente com um workshop de agricultura urbana vertical e as visitas à residência da Cidade Universitária e ao túnel do plano de drenagem.
Todo o programa do Open House Europe Summit pode ser consultado aqui.
Refira-se que o Open House Europe é um projecto colaborativo entre 11 organizações culturais europeias, entre elas a Trienal de Arquitectura de Lisboa, com o objectivo de promover a Arquitetura como uma força positiva para a mudança, mas também para promover uma discussão mais inclusiva sobre a Arquitetura, enfatizando o seu papel na abordagem de questões sociais e ambientais críticas. O Open House Europe é co-financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela Architektūros fondas.