Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
23-02-2024
Circo: call aberta para o programa anual da circusnext 

| Deadline: 30 de Abril de 2024 |

 

Decorre até ao próximo dia 30 de Abril o prazo de candidaturas ao "circusnext 2025”, cujo objectivo é descobrir, acompanhar e apoiar a nova geração de autores circenses. A convocatória pretende ainda cooperar, fortalecer e desenvolver o campo do circo na Europa, facilitando a mobilidade dos artistas e mostrando ao público novas e diversas formas de circo.

Para ser seleccionado, os júris vão considerar alguns critérios, como os seguintes:

  • Originalidade do projecto
  • Autoria
  • Coerência e relevância
  • Qualidade da performance

Podem concorrer

… criadores de circo emergentes (individuais ou companhias)

… maiores de 18 anos (não é necessário ter um diploma de circo)

… estudantes que não frequentem uma escola de circo em Agosto de 2024 em diante

… candidatos que não tenham sido laureados no Jeunes Talents Cirque nem nas calls anteriores do Circusnext

… residentes nos países Europa Criativa

No total, serão escolhidas 12 projectos, sendo que, em Maio de 2025, quatro dos 12 terão a oportunidade de prolongar a sua ligação com o circusnext até Junho de 2026, participando de diversas actividades, networking, novos valores de bolsas, etc.

“Circusnext é um espaço de risco artístico, pesquisa e experimentação. Qualquer artista que pretenda desenvolver uma criação circense em curso pode candidatar-se”, refere a organização, que agendou sete sessões de informação sobre a call, concretamente nos seguintes dias (hora de Portugal continental):

  • 26 de Fevereiro
    09h00-10h30 (EN)
    13h00-14h30 (FR) 
     
  • 04 de Março
    09h00-10h30 (EN)
    13h00-14h30 (FR) 
     
  • 18 de Março
    15h30-17h00 (EN)
     
  • 08 de Abril
    09h00-10h30 (EN)
     
  • 22 de Abril
    15h30-17h00 (EN)

As incrições para as sessões de informação podem ser realizadas aqui.

Já no dia 08 de Fevereiro, pelas 15h00, o Teatro da Didascália também vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre a call (inscrições aqui).

Toda a informação da call circusnext 2025 está disponível aqui.

Refira-se que a plataforma europeia circusnext apresenta 24 operadores culturais (festivais, espaços de criação e difusão) em 15 países europeus, entre eles Portugal, com a participação do Teatro da Didascália, de Joane, Famalicão. 

Circo: call aberta para o programa anual da circusnext 
Circo: call aberta para o programa anual da circusnext 

Notícias relacionadas