Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
11-03-2024
Cortiçada Art Fest pretende seleccionar seis artistas emergentes

| Prazo de submissão a 27 de Março de 2024 |


As Residências Artísticas do Cortiçada Art Fest (RACAF), integradas nos eventos de 2024 do Museu Experimenta Paisagem (MEP), oferecem a oportunidade a seis artistas emergentes para desenvolverem projetos inovadores que interajam com as obras do MEP, a comunidade local e a paisagem e que tenham expressão nas redes sociais.

Sob a coordenação do MEP, em parceria com o Museu Chillida Leku, as residências procuram fortalecer a colaboração entre artistas e habitantes locais, enriquecendo o processo criativo com memórias e histórias partilhadas. De 12 a 16 de Junho, em Proença-a-Nova, as residências visam ampliar a presença artística na região, reafirmando as conexões entre arte, comunidade e o MEP, enquanto promovem inovação e diversidade artística.

O MEP nasce do projecto Experimenta Paisagem, que, através da implementação de obras de arte permanentes na paisagem e a criação de trilhos culturais associados a estas obras, pretende dar resposta aos desafios do despovoamento e dos incêndios que ameaçam recorrentemente esta região. Estas obras de arte partem de uma intensa colaboração entre a coordenação do museu e os habitantes destes lugares, cujas memórias, vivências, histórias e relação com a paisagem são fundamentais para todo o processo de concepção destas obras, desde a sua criação até à sua implementação.

Esta actividade é uma das actividades do Landscape Together, um projecto de cooperação eurpeia co-financiado pelo Europa Criativa liderado por Mag Arquitectura e envolvendo um total de 17 parceiros internacionais (Espanha, França, Alemanha, Itália e Bélgica) e um território piloto no centro de Portugal.

O regulamento, com todos os detalhes. está disponível aqui.

aqui pode aceder ao formulário.

Para dúvidas, por favor contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.