Apoiada no âmbito da call Creative Innovationa Lab, o projecto Green Producers Club pretende calcular e reduzir as emissões de CO2 nas produções cinematográficas, televisivas e culturais fruto da criação da Green Producers Tool, uma ferramenta que tem como objectivo orientar os utilizadores no desenvolvimento dos seus projectos.
Por exemplo: ao registarem as suas actividades e os factores de emissão na ferramenta, os utilizadores obterão informações sobre como criar uma produção mais verde e sustentável, assim como um relatório detalhado da emissão total de CO2 do seu projecto.
O Green Producers Club promove ainda a troca de experiências e conhecimento entre os seus membros com o objectivo de unificar o método de medição e redução de emissões CO2 nas mais variadas áreas dos sectores audiovisual e cultural, o que faz com que a sua ferramenta esteja em constante evolução.
Recorde-se que a call Creative Innovationa Lab é destinada a entidades interessadas em desenvolver produtos e/ou serviços de carácter tecnológico/digital, os quais possam ser úteis a mais que um sector de actividade (sendo que um dos sectores a trabalhar terá que ser o sector audiovisual). Destina-se, assim, a organizações do sector cultural e criativo, universidades, start-ups e empresas tecnológicas, entre outros.
O prazo de submissão termina no dia 25 de Abril de 2024 (16h de Lisboa). Mais informações e resumo da convocatória disponível aqui.
De salientar ainda que está disponível uma ferramenta para facilitar a identificação de possíveis parcerias para a call Creative Innovationa Lab, promovida pelos Creative Europe Desks de 26 países, entre os quais Portugal. Através de um formulário (Google Forms), potenciais candidatos podem apresentar os seus projectos e identificar tipologias de parceiros. De igual forma, as organizações podem simplesmente manifestar o seu interesse em participar em projectos, identificando a sua área de competências. O link para o formulário / ferramenta Matchmaking Creative Innovation Lab está disponível aqui.
Até ao momento, há mais de 20 projectos inscritos no formulário oriundos de países como Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Noruega, Portugal, Suécia e Espanha, por exemplo. Para consultar a lista, clicar aqui.
Para mais informações, contactar Susana Costa Pereira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).