O Observatório Europeu do Audiovisual lançou recentemente, concretamente no Series Mania, em Lille, a nova edição do seu relatório anual, Yearbook 2023/2024 - Key Trends, que pode aceder aqui.
No total, 64 páginas sobre as últimas tendências da indústria do entretenimento, como o cinema e o streaming europeus, por exemplo, um relatório que já é referência no meio ao diagnosticar as tendências emergentes que estão a remodelar a paisagem da indústria na Europa.
Alguns dados a reter do anuário:
- Aumento significativo do número de séries, marcadas por uma preferência de formatos mais curtos (das 873 produzidas, a maioria apresenta 13 episódios ou menos)
- Redução do número de filmes europeus solicitados pelas plataformas de streaming em 2023 após anos de crescimento constante
- Entidades públicas continuam a ter um papel crucial na aquisição de conteúdo, embora os streamers estejam a aumentar a sua presença (186 títulos europeus originais em 2022)
O relatório levanta ainda algumas ideias que devem ser debatidas pelo sector, tais como:
- Número de filmes europeus produzidos e a estratégia de apoio aos fundos cinematográficos. Devem os fundos apoiar menos filmes para apoiar em maior escala as obras escolhidas?
- Sustentabilidade do boom da produção televisiva, impulsionada pelo interesse dos streamers pelo conteúdo europeu. Até quando haverá capacidade de investimentos em obras europeias?
- Importância das co-produções internacionais como uma potencial saída. Quais os desafios em termos legais, sobretudo em relação aos direitos de propriedade intelectual?
O relatório aborda ainda a complexidade dos serviços audiovisuais híbridos, que apresenta desafios de regulamentação significativos, principalmente devido à proximidade cada vez maior dos modelos de negócio e as formas de distribuição.
Recorde-se que o Observatório Europeu do Audiovisual é um organismo do Conselho da Europa. Além deste relatório, outros documentos de igual interesse podem ser consultados na categoria "Recursos" do nosso site, concretamente no menu "Publicações Relevantes".