O director-geral do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, revelou que “Grand Tour”, do realizador português Miguel Gomes, é uma das obras a concorrer à Palma de Ouro do certame, que decorrerá entre 14 e 25 de Maio. O filme, uma co-produção com Itália, França, Alemanha, China e Japão, é apoiado pelo Europa Criativa MEDIA.
Com Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington nos papeis principais, a sinopse de “Grand Tour” é a seguinte:
«Rangum, Birmânia, 1917. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly...
Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático»
É a primeira vez que Miguel Gomes integra a competição principal de Cannes, embora seja presença recorrente na Quinzena de Realizadores, por onde passaram os seus filmes “Aquele querido mês de agosto” (2008), “As mil e uma noites” (2015) e “Diários de Otsoga” (2021), co-realizado com Maureen Fazendeiro.
Além de Miguel Gomes, a Palma de Ouro deste ano terá nomes como Francis Ford Coppola, David Cronenberg, Karim Ainouz, Andrea Arnold, Jacques Audiard e Yorgos Lanthimos, por exemplo. Eis lista completa:
- “All We Imagine as Light”, Payal Kapadia
- “Beating Hearts”, Gilles Lellouche
- “Anora”, Sean Baker
- “The Apprentice”, Ali Abbasi
- “Bird”, Andrea Arnold
- “Caught by the Tides”, Jia Zhang-Ke
- “Emilia Perez”, Jacques Audiard
- “The Girl with the Needle”, Magnus von Horn
- “Grand Tour”, Miguel Gomes
- “Kinds of Kindness”, Yorgos Lanthimos
- “Limonov: The Ballad”, Kirill Serebrennikov
- “Marcello Mio”, Christophe Honoré
- “Megalopolis”, Francis Ford Coppola
- “Motel Destino”, Karim Aïnouz
- “Oh, Canada”, Paul Schrader
- “Parthenope”, Paolo Sorrentino
- “The Shrouds”, David Cronenberg
- “The Substance”, Coralie Fargeat
- “Wild Diamond”, Agathe Riedinger
Por último, referir que toda a obra de Miguel Gomes está disponível na plataforma Filmin, que também é apoiada pelo Europa Criativa MEDIA.