Os projectos portugueses "Urban_MYCOskin", na categoria Desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar uma reflexão centrada no ciclo de vida, e "Hydroscape Lisbon", na categoria Reconectar com a Natureza, foram distinguidos nos New European Bauhaus Prizes, cerimónia que decorreu durante o The Festival of the New European Bauhaus.
Recorde-se que o New European Bauhaus é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços em que vivemos e às nossas experiências. Apela a todos os europeus para que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo, cuja beleza cative os nossos olhos, as nossas mentes e as nossas almas.
Já o New European Bauhaus Prizes dsitingue quatro categorias:
- Restabelecer a ligação com a natureza
- Recuperar um sentimento de pertença
- Dar prioridade aos lugares e às pessoas que mais necessitam
- Desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar uma reflexão centrada no ciclo de vida
Nas quatro categorias, são contempladas duas vertentes:
- Vertente A: Champions
Dedicada a projectos existentes e concluídos com resultados claros e positivos
- Vertente B: Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu
Dedicada a conceitos apresentados por jovens talentos com idade igual ou inferior a 30 anos. Os conceitos podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, desde ideias com um plano claro até ao nível do protótipo
Em relação aos projectos portugueses, UrbanMYCOskin, da portuguesa Rita Morais, polaca Natalia Piorecka e chilena Jennifer Levy, é centrado na valorização de resíduos, transformando-os em materiais úteis e respeitadores do ambiente, enquanto o Hydroscape Lisbon (proposta do atelier Carrilho da Graça e da autoria da estudante de arquitetura Ioulia Vulgari), que explora o papel da água na resiliência climática e no espaço da comunidade na cidade.
De referir ainda que a edição de 2024 incluiu um prémio especial para projectos de reconstrução da Ucrânia, bem como uma forte ênfase nas regiões da UE que enfrentam condicionalismos sócio-económicos ou desafios da transição ecológica.
Clique aqui para conhecer todos os 20 projectos vencedores dos New European Bauhaus Prizes.