No âmbito do Landscape Together, projecto de cooperação europeia co-financiado pelo Europa Criativa liderado pelo Atelier MAG – Marques de Aguiar, a call para participar no Cortiçada Art Fest está aberta. «A participação no festival é gratuita, assim como a estadia, mediante inscrição e pagamento de uma caução reembolsável», refere a organização.
Recorde-se que o Cortiçada Art Fest é o festival itinerante do Museu Experimenta Paisagem (MEP) e assume-se como uma alternativa cultural onde as artes, as paisagens e a arquitetura se fundem na natureza no interior de Portugal, reunindo artistas, habitantes, estudantes e interessados em arte, desenvolvimento e cultura. A edição deste ano será realizada entre 10 e 16 de Junho.
O festival vai contar com um conjunto alargado de actividades (workshops, performances, residências, visitas guiadas, conversas, etc.), além de estender-se para os concelhos de Idanha-a-Nova e Pedrógão Grande. As acções serão coordenadas por 20 artistas convidados pelo Museu Chillida Leku e por dois coletivos criativos, YokYok e KHBT (parceiros do projecto Landscape Together).
O CIEC vai participar no evento no dia 16 de Junho na Creative Talk "Arte e Cultura: Aprendizagem e Mediação" (10h30-13h00):
«Debate sobre o papel da mediação e dos programas de aprendizagem no fortalecimento da relação entre pessoas, lugares e cultura. Debate entre pessoas de diferentes áreas e tipos institucionais», podemos ler no programa.
O Cortiçada Art Fest tem como objectivo a movimentação de pessoas para o interior do país e o desenvolvimento cultural da região através da arte, com o Landscape Together a oferecer uma oportunidade para pensar em diferentes formas de partilhar a cultura e reivindicar a arte como ferramenta para transformação e desenvolvimento social.
Para participar no festival, clicar aqui.
Já o programa pode ser acedido aqui.