| Deadline: 15 de Setembro de 2024 |
Nos próximos dias 03 de Junho e 03 de Julho, sempre às 10h00, hora de Portugal continental, realizar-se-á os webinares “Como submeter uma candidatura ao Programa ´Os 7 Mais Ameaçados 2025´”.
Recorde-se que, neste momento, e até o próximo dia 15 de Setembro deste ano, decorre a call 7 Most Endangered, «uma campanha da sociedade civil para salvar o património europeu em perigo. Este programa desperta consciências através de avaliações de especialistas independentes, propõe acções a seguir e tem como principal objectivo angariar apoio para salvar os locais em perigo selecionados. Estar na lista dos 7 Mais Ameaçados geralmente serve como um catalisador para mudanças positivas e como um incentivo para a mobilização dos apoios, públicos ou privados, necessários», refere o Centro Nacional de Cultura, que representa em Portugal a Europa Nostra, principal rede europeia do património e responsável por esta iniciativa, uma rede que é apoiada pelo Europa Criativa.
São elegíveis para “Os 7 Mais Ameaçados” casos de património material e imaterial, independentemente de serem de propriedade pública ou privada.
De referir ainda que a edição de 2025 do Programa “Os 7 Mais Ameaçados” «convida à apresentação de candidaturas de património ameaçado pelos riscos atuais ou previsíveis das alterações climáticas. São bem-vindas as nomeações de património ameaçado por eventos de início lento (subida do nível do mar, alteração da sazonalidade) e por eventos de início rápido (incêndios florestais, inundações extremas). Além disso, reconhecendo as crises significativas que prevalecem no nosso continente, incluindo conflitos, ambientes pós-conflito e catástrofes naturais, encorajamos vivamente as candidaturas de indivíduos e organizações que vivem nestas áreas afetadas», refere o Centro Nacional de Cultura, que acrescenta o seguinte:
«Considerando a obrigação de a Europa defender os seus valores fundamentais – dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito, participação dos cidadãos e outros direitos humanos, particularmente no atual clima político na União Europeia e nos seus países vizinhos, aceitamos também candidaturas de sítios patrimoniais que tenham sido negativamente afetados por qualquer forma de violação destes valores. Podem estar em causa casos em que as comunidades ou os cidadãos interessados não foram suficientemente consultados antes da decisão de implementar um projeto com impacto negativo num sítio patrimonial e/ou no seu ambiente mais vasto; negligência, dano ou destruição de património relacionado com minorias; casos de perda ou erosão de património material e/ou imaterial devido a migração forçada, pobreza e/ou marginalização.»
Para fazer o registo para os webinares, clicar aqui.
Já neste link, pode aceder a mais informações sobre a call "Os 7 Mais Ameaçados".