Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
02-06-2024
Documentário apoiado pelo Europa Criativa distinguido no IndieLisboa

O documentário «Com Amor, Medo», de Telmo Soares, foi o grande vencedor do Prémio IndieMusic do IndieLisboa. A obra, que questiona a acessibilidade em concertos ao vivo, seja no palco como nos bastidores, tem como pano de fundo a recente digressão dos 5.ª Punkada, uma tour que levou o grupo português a países como Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo. 

A sinopse que podemos ler no site do Indie Lisboa é a seguinte:

«O documentário "Com amor, Medo "acompanha a digressão europeia dos 5ª Punkada, através de quatro países – República Checa, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo. A energia punk, a música, as emoções de uma banda nascida na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Fausto Sousa, um dos membros fundadores, é a mais pura definição do punk, e a sua banda é um desígnio de vida, da qual também fazem parte Fátima Pinto, Jorge Maleiro e Miguel Duarte. Uma viagem através das alegrias, do trabalho, dos obstáculos, das resistências, das dificuldades e daquilo que é ser artista com deficiência. A preparar o segundo disco e com um álbum editado, em 2021, pela Omnichord – "Somos Punks ou Não?" – e actuações em diversos festivais, a carreira dos 5.ª Punkada existe há 30 anos e não tem indícios de parar.»

A justificação para a entrega do prémio segundo o júri do IndiLisboa foi a seguinte:

«Desde logo, este filme marcou o júri pela sua estética, pela beleza da filmagem e enquadramentos que revelam maturidade artística atrás da câmara.
E os outros elementos que nos conquistaram, cruciais para quem faz música, mas que aqui ganham uma outra dimensão: a busca pela liberdade, a força imensurável do espírito humano, vontade de fazer, de criar e de partilhar com outros. A música como acto incessante de coragem num mundo de obstáculos contínuos, para muitos de nós invisíveis, aparentemente pequenos nadas, mas verdadeiras montanhas árduas e quase impossíveis de transpor. Quase! O filme mostra que com a força do rock, atitude punk e muito amor, tudo é possível.»

Como parte de um projecto que junta a Ccer Mais, APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e Omnichord, a digressão dos 5.ª Punkada é um projecto financiado pelo MusicAIRE e visa ajudar à recuperação do sector musical, concebendo e testando um esquema de apoio que possa responder aos desafios colocados pela pandemia, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade do ecossistema.

A acção, financiada pelo Programa Europa Criativa, pretende desenvolver ainda mais a iniciativa Music Moves Europe e contribuir para uma recuperação verde, digital, justa e resistente. O consórcio é operacionalizado pela consultora portuguesa Inova+, juntamente com o Conselho Europeu de Música. 

Veja aqui os premiados deste ano do IndieLisboa.

Documentário apoiado pelo Europa Criativa distinguido no IndieLisboa

Notícias relacionadas