Apoiado pelo Europa Criativa, o consórcio Perform Europe atribuiu 2,1 milhões de euros a 42 projectos que vão realizar digressões entre Julho de 2024 e Novembro de 2025, numa iniciativa que envolve um total de 196 parceiros (veja aqui os seleccionados na segunda convocatória).
Os projectos com participação portuguesa são os seguintes:
- "The Mountain Range, Beyond Borders" (parceiro português: Anda&Fala)
- Participatory Perfomance "Creatures of Tomorrow" (Clara Saleiro)
- Syn.Tropia_dance concert for deal people and other hearings (MãoSimMão)
- Buried Secrets - Responses to Raw Materials Exploitation (Sciaena)
- Dance ALL IN (Vo´Arte)
- Life´s form(s) (Vo´Arte)
- HAND IN HAND_intergenerational participatory project (Mexe)
- Boreal: Slow conservations between trees and people (Tom Bailey / Mechanimal)
No total, candidataram-se 432 projectos a segunda convocatória do Perform Europe.
«Os projectos escolhidos demonstram o poder das artes performativas para impulsionar a mudança social, promover a diversidade e a inclusão, garantir o acesso a todos os públicos e abordar questões globais urgentes», refere o site da Comissão Europeia. «Estes projectos trazem perspectivas artísticas sobre temas como ambiente, feminismo, migração, LGBTQI+, juventude e áreas rurais, ao mesmo tempo que promovem artistas e públicos com necessidades especiais. São uma prova do potencial transformador da colaboração artística na comunidade Europa Criativa.»
Recorde-se que o Perform Europe surgiu como uma resposta da União Europeia às consequências da pandemia da COVID-19 nos sectores e profissionais das artes performativas. Renovada como uma ação permanente do programa em 2023, o Perform Europe continua a apoiar formas inovadoras, verdes, inclusivas e justas de produzir e realizar digressões de obras de artes performativas. Co-financiada pelo Programa Europa Criativa, a acção dispõe de um orçamento de 3 milhões de euros para 36 meses.
Constituído pela IETM - International network for contemporary performing arts, The European Festivals Association (EFA), Circostrada, EDN - European Dancehouse Network, Pearle Live Performance Europe e IDEA Consult, o Perform Europe procura promover modelos inovadores de digressões internacionais e visa repensar a distribuição transfronteiriça das obras de artes performativas de maneira sustentável, inclusiva, justa e equilibrada, fomentando inclusive o uso de ferramentas digitais. Foca-se especialmente em alcançar profissionais sub-representados, que geralmente não participam nem beneficiam da distribuição transfronteiriça de artes performativas.
No contexto do Perform Europe, as artes performativas incluem:
- Teatro
- Dança
- Performance
- Circo
- Artes ao ar livre (música ao vivo excluída)
- Marionetas