Projecto co-financiado pelo Europa Criativa, o Slash Transition pretende explorar o papel dos artistas sonoros em territórios em transição, investigar espaços de encontro e descobrir o “som da fronteira” entre os territórios que estão a passar por processos de modificação.
Como entidade parceira do projecto, a Casa do Capitão acolhe neste momento uma residência artística da artista tunisina Amal Yaakoubi, que trabalha sobre as mudanças sentidas no território do Beato e Marvila. Após a realização de um workshop no passado dia 13 de Julho, teremos mais duas actividades inseridas no programa decorrente da residência Slash Transition:
- 17 de Julho (18h30)
Estúdio Aberto e Conversa sob o tema “Transformar o Abstrato em Composições Sonoras” com Amal Yaakoubi e o músico de electro folk Omiri, dia 17 de julho, às 18h30
- 19 de Julho (19h00)
Perfomance ao de vivo com Amal Yaakoubi (decorrerá uma conversa informal entre a artista, a investigadora urbana Mafalda Corrêa Nunes e o director da Casa Capitão, Gonçalo Riscado, momento antes do espectáculo)
Os dois eventos vão decorrer nos antigos edifícios da Manutenção Militar (Rua do Grilo, n.º 84, Beato).
A entrada é livre mas com inscrições limitadas, que devem ser realizadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Mais informações aqui.
Fazem parte do projecto Slash Transition as seguintes entidades:
- Trempo (Nantes, França) – coordenação
- Casa do Capitão (Lisboa, Portugal)
- Mutant Radio (Tbilisi, Geórgia)
- Heart of Noise (Innsbruck, Áustria)
- L´art Rue (Tunis, Tunísia)
- L´art Rue VZW (Bélgica)
- L´Ecole de Design de Nantes Atlantique (Nantes, França)