| Deadline: 04 de Agosto de 2024 |
As residências artísticas Modina (Movement, Digital Intelligence and Interactive Audience) estão de regresso, com o prazo de submissão a terminar a 04 de Agosto. A convocatória é destinada a duos multidisciplinares que englobem competências em dança e em tecnologia (particularmente relacionadas com a criatividade computacional e a interacção com o público), como por exemplo um bailarino/coreógrafo e um tecnólogo criativo.
Recorde-se que o projecto Modina, apoiado pelo Europa Criativa, visa ampliar as possibilidades criativas das apresentações de dança contemporânea e aumentar a experiência do público, usando a tecnologia digital – com ênfase na exploração de inteligência artificial (IA) – e a interacção do público no local e online, promovendo uma mudança de espectadores passivos para participantes activos e utilizando os computadores como parceiros criativos. O projecto procura responder a uma pergunta: como integrar sistemas computacionais e membros do público numa performance como co-criadores de forma a aprimorar o trabalho artístico?
As residências, com duração de oito semanas entre Janeiro e Maio de 2025, vão acontecer em cinco centros/cidades:
- CNDB, Roménia
- Kino Siska, Eslovénia
- STL, Estónia
- tanzhaus nrw, Alemanha
- Trafo, Hungria
O Modina dá seguimento ao Moving Digits, que foi coordenado pelo agora Interactive Technologies Institute (ex-Madeira Interactive Technologies Institute), da Madeira, uma das parceiras do projecto. Para mais informações, clicar aqui.