Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
14-08-2024
Call aberta para o EuroDoc 25

| Deadline: 24 de Novembro de 2024 |

 

A convocatória para o EuroDoc 25, programa de formação para a produção criativa de documentários, está aberta até ao próximo dia 24 de Novembro, um programa que tem os seguintes objectivos:

  • Promover o desenvolvimento artístico e financeiro de projectos 
  • Melhorar o conhecimento dos produtores em termos de co-produção internacional e gestão de empresas
  • Implementar boas práticas no sector
  • Reforçar o conjunto de competências necessárias tendo em vista a construção de uma carreira na produção independente 
  • Expandir a rede profissional

O EuroDoc é realizado em três períodos:

  1. Development
    02-08 de Março de 2025, em Itália
     
  2. Coproduction, Financing & Packaging
    01-07 de Junho de 2025, na Eslovénia
     
  3. Meetings with the Experts
    05-11 de Outubro de 2025, na Irlanda

Há ainda um programa online, entre Fevereiro e Outubro de 2025, com cada participante a ter acesso a 15 horas de webinars, workshops e encontros individuais, por exemplo. 

O programa é dirigido a produtores que já tenham produzido pelo menos um longa-metragem documental, mas também a todos os profissionais da indústria de documentários. Todos os géneros podem concorrer ao EuroDoc (ensaios, investigação, arquivo, documentário de animação, etc.). No entanto, um realizador já deve estar vinculado ao projecto que concorre à convocatória. 

De referir ainda que o projecto não deve estar totalmente financiado até Outubro de 2024, mas também não pode estar muito atrasado em termos de financiamento para ser apresentado aos decision-makers em Outubro de 2025.

Toda a informação do EuroDoc 25 está disponível aqui.

Recorde-se que o Europa Criativa MEDIA apoia entidades especializadas em formação e desenvolvimento de competências para o sector audiovisual a organizarem acções dirigidas a profissionais. Todas as acções apoiadas pelo MEDIA na linha de financiamento “Talents & Skills” têm bolsas disponíveis destinadas sobretudo a profissionais de países de baixa capacidade de produção audiovisual do Grupo B, profissionais de países que não têm oferta formativa na área em questão ou não têm apoio financeiro dedicado à participação em acções de formação, como no caso de Portugal.

As candidaturas à frequência das acções, bem como às bolsas, são feitas directamente às entidades formadoras, cuja lista pode encontrar aqui.

Consulte também o nosso artigo sobre os próximos prazos, um artigo actualizado regularmente aqui.

Call aberta para o EuroDoc 25

Noticias relacionadas