A Academia Portuguesa de Cinema revelou que "Grand Tour", de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal ao Óscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Com Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington nos papeis principais, a sinopse de "Grand Tour" é a seguinte:
«Rangum, Birmânia, 1917. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly...
Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático»
O filme estreia nas salas nacionais no próximo dia 19 de Setembro. Recorde-se que Miguel Gomes recebeu o prémio de Melhor Realizador do recente Festival de Cannes, uma distinção inédita no cinema português.
Refira-se ainda que "Grand Tour" é uma das 29 primeiras obras seleccionadas para os Prémios do Cinema Europeu (leia aqui) e é candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Europeu na 39.ª edição dos Prémios Goya, em Espanha.
«Grand Tour» foi apoiado pelo Europa Criativa MEDIA no período 2014-2020 através da convocatória "Single Development", que, no período 2021-2027, foi substitída pela convocatória Co-development.