Encontra-se disponível a European Union Prize for Literature: authors 2024, antologia de textos dos 13 finalistas deste ano do Prémio da União Europeia para a Literatura (European Union Prize for Literature - EUPL), iniciativa que contou com a presença da portuguesa Gabriela Ruivo com o livro “A Lei da Gravidade”, editado pela Porto Editora.
«Bem-vindo a uma viagem extraordinária pelas páginas desta antologia, onde terá a oportunidade de explorar a rica tapeçaria da literatura europeia através dos olhos de 13 notáveis autores», refere a Introdução do "European Union Prize for Literature: authors 2024".
Recorde-se que o Prémio da União Europeia para a Literatura Lançado pela Comissão Europeia em 2009 e desenrola-se em ciclos trienais, englobando os 41 países participantes no Programa Europa Criativa (um vencedor por país).
O prémio tem como objectivos:
- Mostrar a diversidade e a riqueza da ficção contemporânea europeia
- Aumentar a visibilidade dos autores vencedores fora do seu país de origem, ajudando-os a atravessar fronteiras e a chegar a um público mais vasto
- Promover a publicação, a tradução, a venda e, em última análise, a leitura de livros de outros países europeus
- Incentivar a circulação transnacional de literatura, na Europa e no resto do mundo
Em relação a selecção dos autores, todos os anos, para um terço dos países participantes, são constituídos júris nacionais compostos por especialistas em literatura, editores e livreiros. Depois de escolher uma lista restrita com dois a cinco livros de autores promissores do seu país, cada júri selecciona o vencedor nacional (todos os laureados do ano são anunciados colectivamente pela Comissão Europeia).
Este ano, o vencedor do prémio Prémio da União Europeia para a Literatura foi o dinamarquês Theis Ørntoft, com "Jordisk" (Gyldendal). Os cinco autores que receberam uma menção honrosa foram:
- Alemanha: Deniz Utlu, "Vaters Meer" (Suhrkamp)
- Bulgária: Todor Todorov, "Хагабула" (Janet 45)
- Islândia: María Elísabet Bragadóttir, "Sápufuglinn" (Una útgáfuhús)
- Países Baixos: holeh Rezazadeh, "Ik ken een berg die op me wacht" (Ambo | Anthos)
- Eslovénia: Tina Vrščaj, "Na klancu" (Cankarjeva založba)
Entretanto, refira-se que a call Circulação de Obras Literárias Europeias, cujo objectivo é fornecer apoio financeiro para traduzir, publicar e distribuir obras de ficção (romances, contos, teatro, peças de rádio, poesia, banda desenhada, literatura para jovens adultos, etc) de e para as línguas oficiais dos países participantes no Europa Criativa, está aberta até o dia 11 de Fevereiro de 2025 (mais informações aqui).
Para aceder a antologia European Union Prize for Literature: authors 2024, clicar aqui.
Por último, de referir que Gabriela Ruivo, juntamente com Susana Moreira Marques, vai estar na Livraria Travessa, em Lisboa, no próximo dia 28 de Novembro (19h00) para abordar precisamente o seu livro finalista da EUPL deste ano.