Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
17-03-2025
Europa Criativa e ICCROM organizam formação sobre salvaguarda do património cultural em crise

| Deadline: 20 de Abril de 2025 |

 

O Programa Europa Criativa, em parceria com o Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais (ICCROM), organiza uma formação dedicada à proteção do património cultural em situações de crise.

As candidaturas estão abertas até 20 de Abril de 2025 para profissionais interessados em aprofundar os seus conhecimentos na salvaguarda do património face a desastres, fenómenos climáticos extremos e emergências complexas.

A formação, que decorrerá na Letónia, integra o projecto READY – Safeguarding Cultural Heritage from Disasters, Extreme Weather Events, and Complex Emergencies, que oferece conhecimentos técnicos e ferramentas práticas baseadas no método do ICCROM First Aid and Resilience for Cultural Heritage in Times of Crisis, cujo objectivo é capacitar os participantes com abordagens interdisciplinares para a preservação do património em contextos de crise.

O workshop combinará sessões online e presenciais, seguidas de seis meses de projectos de campo.

Durante as duas semanas de formação, os participantes terão acesso a conhecimentos técnicos em avaliação de riscos, estabilização de emergência e salvaguarda do património material e imaterial. Poderão ainda utilizar metodologias certificadas pelo ICCROM para avaliação de danos pós-desastre, trocar experiências com especialistas em património cultural, protecção civil e gestão de riscos, e receber apoio para desenvolver e implementar um projecto de campo nas suas instituições.

A formação destina-se a profissionais envolvidos na protecção de tradições, conhecimentos e práticas culturais, bem como na preservação de coleções em museus, bibliotecas, arquivos e sítios arqueológicos. Também podem candidatar-se líderes comunitários comprometidos com a salvaguarda do património em risco e especialistas em protecção civil, gestão de riscos, adaptação às alterações climáticas e resposta a emergências.

Os candidatos devem ser provenientes de países participantes no Programa Europa Criativa.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário online, incluindo a indicação de um património material ou imaterial que servirá como estudo de caso. Para mais informações, clicar aqui.

Notícias relacionadas