O projeto CinEd – Educação Europeia de Cinema para a Juventude, liderado pela Cinemateca Portuguesa, vai promover, entre a Primavera e o Outono de 2025, o ciclo “O Cinema por Dentro, em Monsanto”, que decorrerá no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.
As sessões, sempre entre às 15h00 e 17h30, realizam-se nas seguintes datas:
Primavera/Verão 2025:
- 12 de Abril
- 17 de Maio
- 28 de Junho
- 19 de Julho
Outono 2025:
- 18 de Outubro
- 01 de Novembro
- 15 de Novembro
- 29 de Novembro
O ciclo aborda temas como sustentabilidade, ética e cidadania, explorando ainda tópicos complementares como biodiversidade, alterações climáticas, território e paisagem, energia, produção e consumo sustentáveis, ruído e qualidade do ar.
A iniciativa baseia-se na utilização de fotogramas, trechos sonoros, cadernos pedagógicos e filmes da plataforma CinEd, que disponibiliza obras cinematográficas patrimoniais e contemporâneas seleccionadas por diversos países europeus. A abordagem pedagógica do projecto pretende estimular o olhar e a escuta das crianças e jovens, promovendo a comparação e ligação entre diferentes realidades.
Apoiado pelo Europa Criativa MEDIA, na linha de Apoio ao Desenvolvimento de Audiências, o projecto CinEd é coordenado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e conta com 14 parceiros europeus de 11 países, incluindo as organizações portuguesas Associação Os Filhos de Lumière e MOG Technologies.
Para mais informações, clique aqui.