Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
21-04-2025
Sounds of Change: call aberta para a

| Deadline: 15 de Maio de 2025 |

Oportunidades geradas pelo projectos apoiados

 

A Orchestra Academy da Ljubljana International Orchestra abriu as inscrições para a edição de 2025, uma convocatória integrada no projecto europeu Sounds of Change, co-financiado pelo Europa Criativa e que conta com a Orquestra Filarmónica Portuguesa em parceria com Noletia (ES), IMUKO (DE), Serbian National Theatre (RS) e BSA (SI).  

Este ano, a academia culminará com a estreia mundial da ópera de câmara "Café Evropa", uma criação que resulta da colaboração entre os parceiros do projecto e o compositor Christoph Renhart. A música acompanha o libreto "Between Memories", da autoria do escritor português Alexandre Honrado.

"Café Evropa" propõe uma reflexão artística sobre a identidade europeia e atravessa o passado, o presente e o futuro do continente. Através de narrativas mitológicas e referências à obra de pensadores e poetas europeus, a ópera convida à redescoberta das raízes culturais da Europa.

A iniciativa oferece uma experiência imersiva a jovens músicos, promovendo o intercâmbio artístico e cultural à escala europeia.

A convocatória está aberta a:

  • Violino – Viola – Violoncelo – Contrabaixo (5 cordas) 
  • Flauta – Oboé – Clarinete em Si – Clarinete baixo em Si – Fagote 
  • Trompa – Trompete – Trombone 
  • Percussão 
  • Harpa

A formação vai decorrer entre 18 e 24 de Junho de 2025 em Ossiach, na Áustria, que vai acolher a estreia mundial da ópera no dia 25 de Junho. Teremos ainda concertos na Eslovénia, Sérvia e Portugal entre 27 e 30 de Junho de 2025.

Para mais informações, clique aqui.

De referir que a presente convocatória é uma oportunidade gerada por um projecto apoiado pelo Europa Criativa. Como um das nossas funções é promover os resultados do Programa, fazemos por divulgar o mais amplamente possível estas oportunidades para que o sector cultural e criativo português possa beneficiar delas. No entanto, as dúvidas que possam existir deverão ser consultadas directamente com a entidade que as promove e não com o Centro de Informação Europa Criativa.

Notícias relacionadas