| Deadline 16 de Junho de 2025 |
A Comissão Europeia lançou duas convocatórias com um orçamento total de quase 5 milhões de euros para reforçar a resiliência social e aumentar o impacto dos conteúdos verificados produzidos na União Europeia.
O primeiro convite, com um orçamento de 3,15 milhões de euros, visa apoiar projectos dedicados à detecção de campanhas maliciosas de manipulação de notícias, a detecção de campanhas maliciosas no espaço informativo europeu e os efeitos da desinformação online nos cidadãos, propondo respostas concretas para reduzir a polarização social. A convocatória pretende aproveitar os resultados de projectos europeus anteriores, como o NODES, PROMPT, Vera.AI e AI4Trust, que já têm contribuído significativamente para a análise e detecção de desinformação. O objectivo global é reforçar a literacia mediática, melhorar a percepção situacional e fortalecer a capacidade de resposta aos riscos colocados pela desinformação.
A segunda convocatória, no valor de cerca de 1,6 milhões de euros, destina-se a projectos que melhorem o alcance e o impacto dos conteúdos de organizações independentes de verificação de factos, projectos que deverão recorrer a estratégias criativas e novos formatos de media, estabelecendo redes de colaboração com meios de comunicação, criadores de conteúdo, influenciadores e podcasters a fim de potenciar a criação e distribuição de informação baseada em factos. As candidaturas seleccionadas deverão desenvolver e aplicar estratégias criativas para difundir conteúdos verificados junto de públicos mais amplos. Os projectos terão ainda de criar mecanismos para monitorizar e avaliar o impacto das suas acções, com base em métricas como alcance, envolvimento e feedback das audiências.
O prazo de submissão de ambas convocatórias termina a 16 de Junho de 2025 e são elegíveis organizações da sociedade civil, universidades, centros de investigação e outras entidades relevantes, por exemplo.
Os projectos seleccionados irão colaborar com o Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO).
Para mais informações, clique aqui.
Leia também
New Media Incubator: call aberta até 6 de Junho de 2025
Comissão Europeia apoia reportagens pan-europeias independentes sobre assuntos da UE