Vítor Manuel Pinheiro, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), é o novo presidente do Conselho Directivo da European Film Promotion (EFP). A eleição decorreu no âmbito da renovação da direcção da EFP, que passa a incluir dois novos membros: Lizette Gram Mygind, do Instituto de Cinema Dinamarquês, e Nerina Kocjančič, do Centro de Cinema da Eslovénia.
Vítor Manuel Pinheiro sucede a Markéta Santrochová, que liderou a organização durante seis anos. Simone Baumann (German Films) foi reeleita e mantém-se como vice-presidente da EFP. Também reconduzidos para um novo mandato de dois anos foram Daniela Elstner (Unifrance), Petter Mattsson (Instituto Sueco de Cinema) e Rastislav Steranka (Instituto Eslovaco de Cinema).
A direcção da European Film Promotion é composta por sete elementos com mandatos bianuais. A organização tem como missão a promoção do cinema europeu em festivais e mercados internacionais de grande relevo.
Entre as iniciativas emblemáticas da EFP destacam-se o Producers on the Move, em Cannes, os European Shooting Stars, na Berlinale, e o programa Film Sales Support, de apoio à promoção e venda de filmes europeus fora da Europa.
A EFP reúne 38 institutos de promoção cinematográfica oriundos de 37 países europeus e conta com o apoio do Programa Europa Criativa MEDIA e das organizações-membro.
Foto (© Kurt Krieger for EFP):
Em pé: Lizette Gram Mygind (Danish Film Institute), Daniela Elstner (Unifrance), Rastislav Steranka (Slovak Film Institute) e Vítor Manuel Pinheiro (Instituto do Cinema e do Audiovisual I.P. / ICA)
Sentados: Petter Mattsson (Swedish Film Insitute), Nerina Kocjančič (Slovenian Film Centre) e Simone Baumann (German Films)