| Deadline: 31 de Agosto de 2025 |
Projecto internacional de nove meses, o Unfold, que é constituído pela Klara i Rosa (Sérvia), Balkans Beyond Borders (Grécia) e a portuguesa Iminente, promove uma abordagem crítica à utilização do espaço público, entendendo-o como um local onde o poder se manifesta e a arte tem condições de provocar mudanças sociais e culturais.
Com o objectivo de apoiar intervenções artísticas disruptivas que desafiem a forma e o local onde a arte é experienciada, dando voz a comunidades frequentemente excluídas e valorizando processos colaborativos de criação, neste momento o Unfold apresenta uma convocatória até o dia 31 de Agosto, uma call aberta a profissionais de várias disciplinas artísticas, como artes visuais, música, teatro, dança, design, arquitetura, palestras, culinária, clubes de leitura, graffiti, artes circenses, outras práticas experimentais, etc.
No total, serão escolhidos 12 candidatos oriundos ou residentes na Sérvia, Portugal e Grécia (quatro por países) para participarem no projecto, que apresenta um plano de trabalho que inclui formação online, mentorias, colaborações locais e residências artísticas, por exemplo.
Os organizadores fazem questão de salientar que não procuram «ideias refinadas», mas pessoas, «artistas que ousam sonhar, que são suficientemente ousados para agir, que estão prontos para ouvir atentamente as comunidades e, acima de tudo, que não pretendem auto-representar-se, mas representar as vozes, as utopias e as aspirações dessas comunidades, transformando espaços negligenciados em locais de encontro, imaginação e mudança».
O convite abrange todas as despesas de viagem, alojamento, alimentação e custos de produção, além de atribuir uma bolsa aos artistas seleccionados.
Para mais informações, clique aqui.
De referir que a presente convocatória é uma oportunidade gerada por um projecto apoiado pelo Europa Criativa. Como um das nossas funções é promover os resultados do Programa, fazemos por divulgar o mais amplamente possível estas oportunidades para que o sector cultural e criativo português possa beneficiar delas. No entanto, as dúvidas que possam existir deverão ser consultadas directamente com a entidade que as promove e não com o Centro de Informação Europa Criativa.