Plataforma para o sector cultural com vista à partilha de informação e boas práticas, a Creatives Unite lançou a ferramenta “This is How We Work”, que mapeia as condições de trabalho no sector cultural e criativo e reúne dados factuais e acessíveis sobre temas como o estatuto jurídico dos artistas, a segurança social, as relações laborais, a aprendizagem ao longo da vida e a liberdade artística, por exemplo.
A ferramenta surge no âmbito do Plano de Trabalho da UE para a Cultura 2023-2026, seguindo as recomendações de um grupo de coordenação composto por peritos dos 27 países da União. O objectivo é facilitar a comparação entre políticas e regulamentações, bem como fornecer análises temáticas e estudos de caso com base em contributos nacionais e externos.
Mais do que replicar outros repositórios de políticas culturais ou segurança social, esta ferramenta procura consolidar informação relevante exclusivamente sobre as condições laborais dos profissionais do sector cultural.
Entre as finalidades, destaca-se a promoção de debates informados, a monitorização de mudanças legislativas e o estímulo à aprendizagem entre pares, nomeadamente entre decisores políticos. A ferramenta, ainda em fase inicial, será gradualmente enriquecida com novos conteúdos e servirá de base para workshops e encontros temáticos futuros.
Para aceder a ferramenta “This is How We Work”, clique aqui.
Leia também
Duas novas ferramentas UE sobre financiamento e defesa da propriedade intelectual
CulturEU: guia interactivo com as oportunidades de financiamento da UE para os sectores culturais e criativos