| Deadline: 5 de Outubro de 2025 |
O Archipelagos, projecto de cooperação co-financiado pelo Programa Europa Criativa, abriu a convocatória para as suas residências artísticas, com o prazo de submissão a terminar a 5 de Outubro de 2025. Através desta call, serão atribuídas residências acompanhadas de bolsas de investigação, o que permitirá aos tradutores identificar e promover textos com potencial de tradução, reforçando o papel destes profissionais como agentes activos da cadeia editorial, um trabalho frequentemente invisível e não remunerado.
As residências podem decorrer entre uma a três semanas, em França ou noutros países, até 31 de Outubro de 2026, com os candidatos a receberem uma bolsa de 500 euros por semana de residência (alojamento incluído).
De salientar que, para concorrer, a língua de trabalho deve ser o francês (origem ou destino), ter pelo menos uma tradução literária publicada e apresentar um projecto de investigação para novos títulos a traduzir, detalhando metodologia, contactos a estabelecer, eventos a frequentar, bibliotecas a visitar, entre outros, bem como as datas e local previstos.
O Archipelagos, que reúne 11 parceiros europeus, apoia assim tradutores literários com bolsas de investigação e residências, incentivando a descoberta e promoção de novas obras europeias, especialmente de línguas menos conhecidas. O objectivo é valorizar a diversidade da literatura europeia, apoiar tradutores literários na descoberta de novas vozes para traduzir, dando especial atenção a línguas menos divulgadas.
Para mais informações, clique aqui.
De referir que a presente convocatória é uma oportunidade gerada por um projecto apoiado pelo Europa Criativa. Como um das nossas funções é promover os resultados do Programa, fazemos por divulgar o mais amplamente possível estas oportunidades para que o sector cultural e criativo português possa beneficiar delas. No entanto, as dúvidas que possam existir deverão ser consultadas directamente com a entidade que as promove e não com o Centro de Informação Europa Criativa.