Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
31-07-2025
Apoio a Festivais: 8 festivais de cinema portugueses seleccionados

| Portugal é o segundo país com mais festivais apoiados pelo Programa Europa Criativa MEDIA |

Os festivais de cinema internacionais portugueses voltam a mostrar a dimensão e alcance europeu da sua programação e actividades. No total, oito festivais portugueses foram seleccionados para financiamento no “concurso de apoio individual a festivais de cinema europeu 2025” do Programa Europa Criativa MEDIA, resultando numa taxa de sucesso de 72% para Portugal.

Aos festivais já apoiados em edições anteriores - IndieLisboa, Doclisboa, Cinanima, Monstra, Fest – Novos Realizadores, Novos Filmes e Curtas Vila do Conde - junta-se (novamente) o Porto/Post/Doc e, pela primeira vez, o Play – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil.

Os resultados indicam que, das 166 candidaturas a concurso (oriundas de 32 países), foram seleccionados 91 festivais de cinema, de entre os quais os oito festivais internacionais de cinema que decorrem em Portugal.

Dos 91 festivais internacionais de cinema selecionados, 43 são generalistas, 18 são festivais de documentário, 12 festivais de curta-metragem, 11 dedicam-se a programação para um público jovem e sete são festivais de animação.

 “A maioria dos festivais seleccionados apresenta uma diversidade muito rica em termos de público-alvo. Nem todos atraem um grande público internacional, mas muitos têm impacto em termos da quantidade de filmes europeus não nacionais que oferecem em regiões onde o acesso a esses conteúdos é mais difícil.” (in EACEA report)

São elegíveis ao MEDIA festivais europeus que programem uma proporção significativa de obras europeias não nacionais e tenham como objectivo actividades destinadas a expandir e renovar públicos, designadamente: 

  • 50% da programação deve ser consagrada a filmes e obras europeias não nacionais (de países participantes na vertente MEDIA)
  • a programação deve integrar obras de pelo menos 15 “países MEDIA”, incluindo de países de baixa capacidade de produção audiovisual
  • os festivais devem garantir a acreditação de profissionais internacionais do sector (tais como programadores, distribuidores, agentes de vendas, jornalistas…)
  • os festivais devem desenvolver actividades de formação de públicos e desenvolvimento de audiências ao longo dos dois anos de execução do projecto (para além das datas oficiais/base do festival).

Mais informação sobre a linha de financiamento aqui.

Notícias relacionadas