Co-financiado pelo Europa Criativa MEDIA, o TorinoFilmLab Meeting Event, o mercado de co-produção organizado pelo Torino FilmLab, já tem datas: 20-22 de Novembro de 2025. Na sua 18.ª edição, os organizadores do evento garantem uma maior diversidade de actividades, assim como uma programação expandida e novas parcerias, reforçando o papel do TFL como plataforma internacional de networking, formação e financiamento.
O TorinoFilmLab Meeting Event 2025 incluirá, por exemplo, sessões de pitching e momentos individuais e informais, ao mesmo tempo que serão conhecidos alguns dos projectos realizados nas formações do TFL ao longo do ano, tais como:
- ScriptLab
16 projectos de longas-metragens de ficção em fase inicial, desenvolvidos por realizadores emergentes e consagrados
- FeatureLab
10 guiões avançados de primeiras ou segundas longas-metragens, com apoio ao desenvolvimento artístico, criativo e de estratégias de produção e promoção
- ComedyLab
Quatro guiões de comédia pensados para audiências globais, num modelo colaborativo entre argumentistas com e sem projecto
- SeriesLab
Nove projectos originais de séries de ficção internacional, preparados após nove meses de formação intensiva
- TFL Funds
Atribuição de um apoio de €50.000 a um projecto de co-produção europeu com parceiros internacionais, incluindo consultoria e oportunidades de networking.
Novidade este ano, o TFL Italia – Boost It Lab apresentará oito projectos com forte potencial de co-produção internacional: quatro de origem italiana e quatro internacionais em busca de parceiros italianos.
Além disso, o evento contará com a participação de sete Story Editor trainees, cinco argumentistas e performers de comédia do ComedyLab e uma parceria inédita com o European Writers Club, que, em Turim, vai apresentar os resultados da sua sessão Bridging Generations, reunindo 16 argumentistas, oito produtores e 11 representantes de canais e plataformas.
Para mais informações, clique aqui.
Recorde-se que o Europa Criativa MEDIA apoia entidades especializadas em formação e desenvolvimento de competências para o sector audiovisual, tais como o Torino FilmLab. Todas as ações apoiadas pelo MEDIA nas linhas de financiamento “Skills and Talents Development” e “MEDIA 360º” têm bolsas disponíveis, destinadas sobretudo a profissionais de países com baixa capacidade de produção audiovisual (Grupos A e B), profissionais de países sem oferta formativa na área ou sem apoio financeiro dedicado à participação em ações de formação, como é o caso de Portugal.
Consulte também o nosso artigo sobre os próximos prazos de candidatura a acções de formação, um artigo actualizado regularmente aqui.