Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
01-09-2025
EFFEA abre quarta convocatória para residências artísticas em 2026

| Deadline: 3 de Novembro de 2025 |

A quarta convocatória European Festivals Fund for Emerging Artists (EFFEA) está aberta a partir de hoje, 1 de Setembro de 2025, com o prazo de submissão a terminar a 3 de Novembro deste ano. 

Iniciativa da European Festivals Association (EFA), o EFFEA incentiva festivais de diferentes países a colaborarem em parcerias para apoiar artistas emergentes na consolidação das suas carreiras internacionais. Cada residência deve ser organizada por pelo menos três festivais: um líder e dois parceiros, com o festival líder a ser o principal contacto e responsável pelo projecto (por exemplo, é ele quem recebe o pagamento da subvenção, assina o contrato com a EFA, gere a coordenação geral e financeiro do projecto, etc.)

Os candidatos não são definidos pela idade, mas pela novidade para programadores e públicos, bem como pelo seu potencial de internacionalização. Podem candidatar-se individualmente ou em grupo, em disciplinas como arquitetura, dança, circo, design, artes digitais, cinema, literatura, música, ópera, teatro, fotografia, artes visuais ou artes de rua.

Existem duas categorias de apoio:

  • EFFEA Discovery
    Dirigida a artistas em fase inicial, com forte potencial internacional. Prevê-se 40 bolsas de 8.000 €. Inclui uma apresentação de work-in-progress, um workshop com festivais parceiros, a produção de um filme de dois minutos sobre a residência e participação em seminários de arranque e de fecho
     
  • EFFEA Springboard
    Dirigida a artistas já reconhecidos no seu país e prontos a expandir-se internacionalmente. Prevê-se 10 bolsas de 15.000 €. Exige apresentações do trabalho em todos os festivais parceiros, realização de masterclasses em três países, a produção de um filme de dois minutos e presença nos seminários EFFEA

São elegíveis festivais e artistas com sede em 39 países europeus e vizinhos, incluindo Portugal. Outros países, como Israel, Moldávia, Palestina, Suíça, Turquia e Reino Unido, podem participar apenas como parceiros.

Durante o período de candidaturas, a EFA organiza várias EFFEA Sessions – momentos de informação, networking e perguntas e respostas – para apoiar potenciais candidatos. As datas são as seguintes:

O período de implementação das residências é de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2026, com os custos elegíveis a caírem dentro destas datas.

Uma ressalva: artistas seleccionados para uma residência Discovery em convites EFFEA anteriores não são elegíveis para outra residência Discovery. No entanto, podem ser elegíveis para serem apoiados por uma residência Springboard.

Recorde-se que a EFFEA é uma iniciativa da European Festivals Association, fundada em Genebra em 1952 por iniciativa conjunta do maestro Igor Markewitch e do filósofo Denis de Rougemont e que constitui a mais antiga e mais importante plataforma de festivais de arte da Europa, tendo como missão unir e representar os festivais membros em toda a Europa e no Mundo. Actualmente, a EFA congrega cerca de 100 membros entre festivais de música, teatro e dança, associações de festivais e redes culturais oriundas de cerca de 40 países.

Para mais informações, clique aqui.

No ciclo 2025-2028, o Europa Criativa co-financia 19 Plataformas Europeias. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar a visibilidade e a circulação de artistas europeus emergentes e das suas obras através das fronteiras, da Europa e fora dela. Conheça-as aqui.

No ciclo 2025-2028, o Europa Criativa co-financia 39 Redes Europeias. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar as competências e capacidades dos sectores culturais e criativos europeus para enfrentar desafios comuns, fomentar o talento, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento. Conheça-as aqui.

Notícias relacionadas