Entre 2025-2028, o Europa Criativa co-financia 19 Plataformas Europeias e 39 Redes Europeias, como resultado dos concursos lançados em 2024. Embora até ao final deste ciclo do Programa não serão lançados mais concursos para estas linhas de financiamento, as oportunidades que as plataformas e redes oferecem são várias e diversificadas. Assim, ao dar mais visibilidade ao trabalho que desenvolvem almejamos:
- Reforçar a participação portuguesa nas plataformas e, sobretudo, nas redes europeias;
- Garantir que o sector cultural e criativo português beneficia, o mais possível, das oportunidades que as redes e plataformas oferecem bem como o trabalho de "advocacy" que desenvolvem;
- Estimular a criação de novas redes e plataformas europeias coordenadas por entidades portuguesas, servindo simultaneamente de incentivo a candidaturas às linhas de financiamento do próximo ciclo do Programa (2028-2034);
Plataformas Europeias:
Esta linha de financiamento tem como objectivo apoiar projectos que aumentem a visibilidade e a circulação de artistas europeus emergentes e das suas obras através das fronteiras, da Europa e fora dela.
Além disso, as plataformas deverão apoiar a programação e co-produção cultural transnacional, dar visibilidade a vozes emergentes, diversas e inovadoras e contribuir para prácticas mais sustentáveis e inclusivas no sector. Amiúde, as plataformas lançam calls para artistas e profissionais, bem para angariar novos membros da própria plataforma.
Embora não coordene actualmente nenhuma plataforma, Portugal está representado em 15 das 19 Plataformas Europeias co-financiadas pelo Programa Europa Criativa. Conheça cada uma das plataformas aqui.
Redes Europeias:
O Programa Europa Criativa co-financia actualmente 39 redes, que pretendem fortalecer os sectores culturais, influenciar políticas públicas e boas práticas, bem como promover a inovação nas diferentes disciplinas.
Estas redes são instrumentos estratégicos para dar voz ao sector cultural e influenciar políticas públicas a nível europeu, ao mesmo tempo que unem organizações culturais e criativas de diferentes países, criando uma teia sólida de cooperação, formação e partilha de conhecimento.
A maioria das redes europeias funciona com base em membership, através do pagamento de quotas anuais, que permitem sustentar as atividades desenvolvidas e garantir benefícios exclusivos para os seus membros. Quanto mais membros uma rede reúne, mais forte e representativa é a sua voz no diálogo com as instituições da União Europeia.
Portugal não lidera, até à data, nenhuma rede Europeia. No entanto, tem mais de 110 membros distribuídos por 37 das 39 redes co-financiadas, o que permite, por exemplo:
- Acesso a fóruns europeus de decisão e discussão
- Participação activa em ações de "advocacy" que influenciam políticas culturais
- Acompanhamento próximo dos dossiers legislativos e estratégicos em debate nas instituições europeias
- Possibilidade de colaborar em projectos internacionais e de desenvolver competências a nível europeu
Para conhecer as Redes Europeias do Programa Europa Criativa, clique aqui.
As imagens abaixo apresentamos os membros PT nas plataformas e nas redes europeias, de uma forma global. Nas nossas redes sociais, no Facebook e Instagram, vamos detalhando cada rede e cada plataforma individualmente, uma vez por semana.
Reiteramos que não se abrirão novos concursos para Redes e Plataformas Europeias dentro do actual ciclo. No entanto, na proposta apresentada pela Comissão Europeia para o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2024, prevê-se que estas calls regulares se mantenham e a confirmar-se, novas calls seriam publicadas no início do novo ciclo.
Ao tratar-se de candidaturas particularmente exigentes devido à elevada representação geográfica que requer, encorajamos o sector cultural e criativo a trabalhar com maior antecipação, percebendo por um lado, que projectos podem fazer a diferença e, por outro, construir a constelação de entidades parceiras necessária.
Para esclarecimento de dúvidas e/ou mais informações, por favor, contactar a responsável da Vertente Cultura no Centro de Informação Europa Criativa, Sara Machado (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / +351 213 230 881).