| Deadline: 31 de Outubro de 2025 |
A Comissão Europeia abriu uma convocatória para a recolha de boas práticas de colaborações entre escolas e o sector cultural, com o objectivo de promover a cidadania, a participação democrática e o envolvimento cívico dos jovens através de experiências artísticas e culturais participativas.
A iniciativa dirige-se a projectos desenvolvidos em escolas primárias (nos anos finais, a partir dos 10 anos) e, sobretudo, em escolas secundárias — gerais ou profissionais —, bem como em ambientes de educação formal, não formal ou informal.
Os responsáveis europeus pretendem reunir exemplos inspiradores de colaborações entre escolas, artistas e organizações culturais que demonstrem impacto real no reforço das atitudes democráticas dos alunos e na sua disponibilidade para participar na vida cívica.
As contribuições podem ser submetidas até 31 de Outubro de 2025. Os interessados podem escrever em qualquer uma das línguas oficiais da União Europeia, escolhendo a respectiva opção no menu do formulário.
Os exemplos seleccionados serão incluídos no Compêndio de Boas Práticas, que será publicado e amplamente divulgado pela Comissão Europeia, servindo de inspiração para políticas públicas e práticas educativas em toda a União Europeia e fora dela.
Esta convocatória enquadra-se no projecto europeu Culture and Democracy Study and Peer Learning – School/Culture Collaborations for Civic Engagement and Critical Citizenship Education, iniciado em Junho de 2025 e com duração de dois anos. O projecto visa estudar, partilhar e implementar sinergias entre escolas e profissionais da cultura, reforçando a cidadania democrática e a participação cívica dos jovens através da ligação entre educação e artes.
Segundo a Comissão Europeia, o principal objectivo é conceber e implementar sinergias eficazes entre escolas e agentes culturais que possam resultar em programas de artes e educação cívica com impacto a longo prazo. Estes programas devem estimular atitudes democráticas, pensamento crítico e maior envolvimento dos jovens na vida cívica, através de experiências artísticas e culturais participativas, desenvolvidas dentro e fora do espaço escolar. A intenção é que estas experiências possam ser replicadas, escaladas e influenciar políticas públicas no domínio da educação e da cultura.
Com o Culture and Democracy Study and Peer Learning – School/Culture Collaborations for Civic Engagement and Critical Citizenship Education, a Comissão Europeia pretende reforçar o papel da cultura como motor de cidadania e democracia, proporcionando aos jovens experiências significativas que lhes permitam participar activamente na vida pública, compreender melhor os valores democráticos e desenvolver competências críticas para o futuro.
Para mais informações, clique aqui.