Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
30-09-2025
Comissão Europeia aprova Plano de Trabalhos do Europa Criativa 2026

A Comissão Europeia revelou o "Programa de Trabalho Anual do Europa Criativa para 2026", que reforça o apoio à Cultura, aos MEDIA e à criatividade na União Europeia, com especial enfoque nas seguintes temáticas:

  • Transição digital
  • Sustentabilidade 
  • Defesa da liberdade de imprensa

O workprogramme confirma as convocatórias anuais das linhas de financiamento regulares - Projectos de Cooperação Europeia e Circulação de Obras Literárias - bem como a nova fase do mecanismo de mobilidade cultural - o Culture Moves Europe.
Além disso, introduz novas acções nomeadamente:

  • A terceira fase do Perform Europe, projecto-piloto para promover digressões sustentáveis nas artes performativas;
  • Projecto de política cultural para territórios rurais, que visa apoiar profissionais jovens e de regiões periféricas

O programa também aposta na inovação digital, acompanhando o impacto da inteligência artificial e dos mundos virtuais no sector criativo. Prevê-se o lançamento de uma estratégia europeia para a indústria dos videojogos, com apoio específico a conteúdos imersivos. Em paralelo, a Comissão incentiva práticas mais ecológicas, através de ferramentas como a calculadora de carbono audiovisual.

No domínio do Património, será lançada uma nova convocatória para reforçar a implementação do European Heritage Label, enquanto prossegue a preparação das Capitais Europeias da Cultura, com Évora já confirmada para 2027. Também os prémios europeus de arquitectura, música, literatura e património manterão o seu calendário.

A Vertente MEDIA responde à crescente concorrência global e ao domínio das plataformas de streaming, reforçando medidas para garantir diversidade de conteúdos e circulação transnacional. Está prevista a reabertura de apoios bienais como mercados e redes de festivais, bem como os habituais apoios ao desenvolvimento, à produção (TV e Online), à distribuição e à exibição.

Na Vertente Transectorial, o Programa consolida parcerias em jornalismo, monitorização do pluralismo dos media e combate à desinformação, com prioridade para o reforço da literacia mediática em grupos vulneráveis. O recém-criado Conselho Europeu para os Serviços de Media, instituído pelo European Media Freedom Act, terá papel central na coordenação. O programa 2026 contempla as convocatórias anuais de Parcerias Jornalisticas [pluralismo e colaborações] e Literacia Mediática.

No total, o Programa apresenta um orçamento de 380 milhões de euros, assegurando deste modo a continuidade de acções estruturantes e introduzindo novas iniciativas em resposta aos desafios digitais, ambientais e democráticos.

O plano anual confirma ainda a continuidade dos objectivos centrais da Comissão

  • Salvaguardar a diversidade cultural europeia
  • Reforçar a competitividade dos sectores cultural e criativo
  • Potecção da democracia
  • Transição verde e digital
  • Resiliência social e económica

A Comissão Europeia defende ainda que, em 2026, o programa terá um papel central na defesa dos valores da União, na promoção da inclusão e igualdade de género e na projecção internacional da UE através das suas indústrias criativas. O Europa Criativa contribuirá não apenas para a resiliência cultural e económica, mas para defender as prioridades estratégicas da União, como o Pacto Ecológico Europeu, a Década Digital e a protecção da Democracia.

Para conhecer ao pormenor o 2026 Annual Work Programme for the implementation of the Creative Europe Programme, clique aqui.

A calendarização prevista para as três Vertentes do Programa estão nas últimas páginas do documento, sendo que algumas calls estão cá abertas. Para conhecer as primeiras calls de 2026, clique aqui.

Notícias relacionadas