O documentário "Still – Moving", da realizadora portuguesa Clara Jost, foi seleccionado para o Ji.hlava New Visions Forum 2025. O evento decorre entre 29 e 31 de outubro, no âmbito do Ji.hlava International Documentary Film Festival (IDFF), apoiado pelo Europa Criativa MEDIA.
O New Visions Forum centra-se na apresentação (“pitching”) de projectos documentais europeus em diferentes fases de desenvolvimento, produção ou pós-produção, perante profissionais de cinema e outros agentes da indústria acreditados no festival.
O programa é tradicionalmente aberto não apenas a documentários, mas também a formatos audiovisuais diversos, incluindo ficção com elementos documentais, híbridos, experimentais, curtas-metragens, séries documentais e web séries, projectos de cinema expandido, videojogos com vertente documental, bem como propostas em VR e AR.
A sinopse de "Still - Moving" é a seguinte:
«Um carro usado fala-nos durante longas viagens noturnas. Após um colapso debilitante, junta-se a uma jovem família de três pessoas — duas pessoas e um cão — que luta contra uma crise de habitação. Inicialmente comprado para transportar pertences de um lado para o outro, o carro começa a pensar. Sente-se atraído por "A Poética do Espaço", de Gaston Bachelard, e reflecte sobre o lar. "Aconteça o que acontecer, a casa ajuda-nos a dizer: serei um habitante do mundo, apesar do mundo." Enquanto a família se desloca entre locais temporários, a mulher trata do carro — limpando e polindo os faróis — como se fosse a sua casa. Poderá tornar-se exatamente isso?»
Para mais informações, clique aqui.