Quatro filmes portugueses estão na short list da 38.ª edição dos European Film Awards 2026: "O Riso e a Faca", de Pedro Pinho (financiado pelo MEDIA ao desenvovimento); "On Falling", de Laura Carreira, bem como as curtas metragens "Sol Menor", de André Silva Santos, e "La Durmiente", de Maria Inês Gonçalves. O evento distingue as melhores produções do cinema europeu, numa cerimónia agendada para 17 de Janeiro de 2026, em Berlim, Alemanha.
Organizados pela Academia Europeia de Cinema e pela European Film Academy Productions e com o apoio do Europa Criativa MEDIA, os prémios celebram anualmente a diversidade e a excelência da criação cinematográfica europeia.
Foram pré-selecionadas 67 longas-metragens para uma possível nomeação: 44 filmes de ficção, 15 documentários e 8 longas-metragens de animação, entre as quais 27 obras realizadas ou co-realizadas por mulheres. A lista representa 34 países europeus, da União Europeia e fora dela, reflectindo a vitalidade, pluralidade e criatividade do cinema europeu contemporâneo.
Nos próximos meses, os cerca de 5.400 membros da Academia votarão para determinar as nomeações nas principais categorias: Filme Europeu, Realizador Europeu, Descoberta Europeia – Prémio FIPRESCI, Documentário Europeu, Animação Europeia, Actriz Europeia, Actor Europeu e Argumentista Europeu.
As nomeações finais serão anunciadas a 18 de Novembro de 2025, no Real Alcázar de Sevilha, após o 22.º Festival Europeu de Cinema de Sevilha, retomando uma tradição bienal de revelar as nomeações perante o público.
Para conhecer todos os nomeados, clique aqui.