| Deadline: 2 de Novembro de 2025 |
O projecto de cooperação europeu ACCESS, co-financiado pelo Programa Europa Criativa, abriu candidaturas para três residências artísticas internacionais dedicadas à música e ao som, que decorrerão em 2025 e 2026 no Porto (Portugal), Praga (Chéquia) e Germ (França).
A iniciativa pretende explorar novas formas de escuta, criação e envolvimento do público e dos artistas em espaços não convencionais, promovendo a experimentação, a inovação e a criação colaborativa.
As residências, com a duração de sete dias (oito no caso de Praga), irão reunir sete artistas europeus em cada local, que trabalharão colectivamente em torno de diferentes estratégias criativas (desde partituras abertas e composição de paisagens sonoras até ecologia acústica e improvisação coletiva), culminando numa apresentação pública.
Cada residência terá um tema específico relacionado com o espaço onde se realiza.
Condições e elegibilidade:
Os artistas seleccionados receberão uma remuneração total de 1 680 € (1 890 € para a residência de Praga), incluindo encargos, bem como viagem, alojamento e alimentação assegurados pela organização.
As candidaturas estão abertas até 2 de Novembro de 2025 e destinam-se a artistas com nacionalidade ou residência legal num dos países participantes do Programa Europa Criativa, incluindo Portugal, França, República Checa, Alemanha, Espanha, Suécia, entre outros.
A selecção terá em conta a qualidade do portefólio artístico, a diversidade etária, de género e geográfica e a capacidade de trabalho colectivo e em contextos site-specific.
Mais informações sobre cada residência disponível aqui.


