Festival português realizado em Espinho apoiado pelo Europa Criativa MEDIA através da call “Festivais de Cinema”, o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação está de regresso entre 7 e 16 de Novembro.
Este ano, o tema do festival, “Memória: o Futuro do Passado”, propõe uma reflexão sobre a forma como o passado permanece vivo através da lembrança, projectando o que ainda está por vir. Ou seja, a memória torna-se o ponto de partida para revisitar histórias, identidades e emoções através do cinema de animação.
Na sua edição de 2025, o CINANIMA homenageia António Gaio, precisamente no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Entre as várias iniciativas da programação, destaque para a exposição “Da 2 à 26: vida, namoro e legado de António Gaio”.
De salientar que o CINANIMA recebeu mais de 2 000 submissões de filmes provenientes de mais de 140 países, dos quais foram seleccionados 110 filmes para integrar as competições oficiais. A edição deste ano apresenta, ao todo, mais de 430 obras de 50 países.
Dos 30 filmes na Competição Internacional de Curtas-metragens, destacam-se três produções portuguesas: “Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade; “Porque Hoje é Sábado”, de Alice Eça Guimarães e “Sequencial”, de Bruno Caetano.
A Competição Internacional de Longas-metragens apresenta cinco filmes, enquanto a nova Competição Internacional All Aboard, dedicada a novas linguagens e encontros entre estilos e gerações, tem 16 obras. Já a Competição Nacional é composta por 8 candidatas ao Prémio António Gaio
Como é habitual, a Coordenadora Executiva do CIEC e responsável pela Vertente MEDIA do Centro de Informação Europa Criativa, Susana Costa Pereira, vai estar em Espinho, concretamente entre 7 e 10 de Novembro (disponibilidade para marcação de reuniões através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).


